Cresce o número de publicações independentes nos EUA e por aqui, os autopublicados querem livros impressos
PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 25/10/2016
Bowker, empresa que fornece ISBN nos país, apurou um crescimento de 21% na emissão de ISBNs de livros autopublicados. No Brasil, pesquisadora traça o perfil do autor autopublicado.

A Bowker, única empresa que fornece ISBNs nos EUA, divulgou essa semana o número de ISBNs publicados em 2015 para livros independentes e esse número não é pequeno. Segundo a empresa, pelo menos 625.327 livros auto-publicados receberam um ISBN no último ano, quantia que já é considerada o melhor resultado para um único ano. Até setembro, a Bowker já havia registrado mais de 727 mil ISBNs aos livros independentes, o que representa um salto de 21% em relação ao ano anterior. No relatório divulgado pela Bowker referente ao mês de setembro, Beat Barlan, diretor da empresa, observou que isso significa um aumento de 375% em ISBNs auto-publicados desde 2010 nos EUA.

Por aqui, a editora da Embrapa Informação Tecnológica, a agrônoma Juliana Meireles Fortaleza, realizou um levantamento com 81 autores autopublicados que traça um perfil desse tipo de escritores. Em média, cada autor publicou sete títulos, porém, 80% deles não alcançam suas metas de vendas. O principal objetivo quando optam pela autopublicação é a divulgação do seu trabalho. Essa resposta foi dada por 50,62% dos respondentes, enquanto que 40,74% publicam para realização pessoal e, apenas, 8,64% publicam para obter algum retorno financeiro.

Editora da Embrapa, Juliana Meireles Fortaleza que realizou um levantamento com autores autopublicados | © Divulgação
Editora da Embrapa, Juliana Meireles Fortaleza que realizou um levantamento com autores autopublicados | © Divulgação
"O que chama a atenção é que, mesmo que a maioria deles não tenha alcançado totalmente o seu objetivo principal e suas metas de vendas, 96,25% desses autores responderam que pretendem publicar novos livros. Ao perguntar o que eles fariam de diferente nos próximos títulos, 100% dos autores responderam que investiriam mais em divulgação e marketing, sendo que 64,44% deles estariam dispostos a pagar por um serviço de divulgação e marketing. Nenhum deles estaria disposto a diminuir o preço do livro, a contratar serviços de edição ou a recorrer a uma editora", observa Juliana.

Livro digital ou livro impresso? A pesquisa feita por Juliana revela que a maioria dos autores (56,79%) prefere publicar seus livros tanto na versão impressa quanto na digital, sendo que 34,57% preferem publicar apenas na versão impressa; 6,17% preferem publicar na versão digital com impressão sob demanda, e, apenas 2,47%, preferem publicar apenas na versão digital.

[26/10/2016 10:15:20]