Grupo Editorial Summus comemora meio século de história
PublishNews, Redação, 16/04/2024
Composto por sete selos, voltados para temas como psicologia, educação, comunicação, direitos humanos, entre outros, Grupo é um dos principais do mercado nacional de livros de não ficção

© Divulgação
© Divulgação
O Grupo Editorial Summus, iniciado em 1974 com a criação da Summus Editorial, completa em 2024 meio século de existência. Seu fundador, Raul Wassermann, falecido em 2020, foi protagonista no mercado editorial do país e desbravou segmentos até então incipientes. Ele centrou as publicações da editora nas áreas de psicologia, pedagogia e comunicação, com títulos que se tornaram referência para os leitores. Ao longo destes 50 anos, outros seis selos, com foco em diferentes temas, foram agregados ou criados para formar o atual grupo, abastecendo públicos com os mais variados interesses e profissionais de diversas áreas do conhecimento. A Summus tem hoje mais de 3 mil títulos publicados, de autores nacionais e estrangeiros.

Conheça os selos que compõem o Grupo Editorial Summus:

  • Summus Editorial – é o selo que abarca publicações a respeito dos novos conceitos em psicologia, corpo e comportamento, luto e suicídio, saúde física e mental, educação, comunicação e gestão de pessoas. Fazem parte do catálogo as mais atuais obras sobre jornalismo e comunicação corporativa, além de clássicos da Gestalt-terapia e uma coleção dedicada aos novos estudos sobre a abordagem. Outro destaque é a coleção Pontos e contrapontos, com quase uma dezena de volumes da área de educação. Dinâmico e robusto, concentra obras de autores renomados, ligados às principais correntes de pensamento e instituições, como Universidade de São Paulo (USP) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entre outras.


  • Editora Ágora – fundada em 1979, passou a integrar o Grupo Editorial Summus em 1984. Trata de temas ligados à vida e à saúde do corpo e da mente, de uma perspectiva holística. É a editora com a maior quantidade de títulos de psicodrama publicados em todo o mundo, uma vez que o Brasil concentra grande número de estudiosos dos conceitos de Jacob Levy Moreno. O selo conta com toda a obra de José Angelo Gaiarsa (1920-2010), um dos principais nomes brasileiros da psicoterapia. Outro destaque no catálogo da Ágora é o livro Comunicação não violenta — Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, obra clássica de Marshall B. Rosenberg sobre o tema que vem se consolidando também no Brasil.


  • Edições GLS – criada em 1998, esta editora pioneira em títulos relativos à comunidade LGBTQIAPN+, para além da literatura, dá voz a assuntos que interessam também a pais, ativistas, profissionais de saúde, terapeutas e educadores. Há mais de duas décadas, o selo vem acompanhando os debates teóricos e as transformações sociais que levaram a sociedade a adotar uma sigla mais inclusiva. Preservando o nome original como uma forma de relembrar seu pioneirismo na publicação de livros dedicados ao assunto, o selo continua a contribuir para ampliar a visibilidade e reafirmar o posicionamento da diversidade de gênero.


  • Selo Negro Edições – desde 1999, este selo dá visibilidade à comunidade negra e às questões étnico-raciais, abrangendo livros sobre educação, filosofia, literatura e obras de referência, produzidos por estudiosos e acadêmicos do Brasil e do mundo. Entre as publicações, destacam-se coleções como Retratos do Brasil negro, que popularizou as biografias de personalidades brasileiras como Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Abdias do Nascimento e Luís Gama, e África, presente! Negritude e luta antirracista, espaço de produção e divulgação do pensamento não hegemônico acerca de africanos e afro-brasileiros. O selo traz ainda em seu catálogo obras de Nei Lopes, escritor e multiartista referência no ativismo racial.

  • MG Editores – criada em 1976 por Flávio Gikovate (1943-2016), destacado nome que, por décadas, popularizou os conceitos da psicoterapia no país. Faz parte do Grupo Editorial Summus desde 2000, trazendo, além da obra completa de Gikovate, livros sobre saúde escritos por médicos conceituados, sempre em linguagem clara e direta. Entre outras temáticas relevantes do selo, estão oncologia, cuidados paliativos e medicina integrativa, materiais inovadores que são referência na formação de profissionais de saúde.

  • Plexus Editora – surgida em 1994, integra o Grupo Summus desde 2000. Seu objetivo é publicar trabalhos produzidos no meio acadêmico, facilitando seu acesso a profissionais das áreas de fonoaudiologia, distúrbios de linguagem, expressão escrita, educação especial e afins.

  • Mescla Editorial – iniciou suas atividades em 2001 e traz títulos de temática diversificada, com foco em assuntos atuais de interesse do grande público. Destacam-se, em especial, quatro títulos: Os segredos do vinho para iniciantes e iniciados, Queijos do Brasil e do mundo para iniciantes e apreciadores, Os segredos do gim e Triângulo rosa — Um homossexual no campo de concentração nazista.
Tags: Summus
[16/04/2024 10:00:00]