Prêmio Sesc de Literatura divulga edital 2024 sem a participação da Editora Record
PublishNews, Guilherme Sobota, 21/03/2024
Entre outras novidades, está a inclusão da categoria 'poesia' e uma premiação em dinheiro no valor de R$ 30 mil para cada vencedor

O edital 2024 do Prêmio Sesc de Literatura foi publicado nesta quinta-feira (21), com uma alteração significativa: os livros vencedores passam a ser publicados pela Editora Senac Rio, interrompendo uma parceria de 20 anos com o Grupo Editorial Record. Em nota, a Record disse lamentar o fim da parceria e desejou sucesso à nova fase do projeto.

Além das já tradicionais categorias Romance e Conto, o projeto a partir deste ano conta com mais um gênero: a Poesia. Além disso, os vencedores também receberão uma premiação em dinheiro no valor de R$ 30 mil (para o vencedor de cada categoria). As inscrições serão abertas no dia 25 de março e poderão ser feitas gratuitamente até o dia 22 de abril, de forma online, pelo site do projeto: www܂sesc܂com܂br/premiosesc.

“Podemos dizer que o Prêmio Sesc de Literatura acompanha a história do país nessas últimas duas décadas, mostrando por meio dos livros selecionados um retrato de diversas questões debatidas na nossa sociedade. E esse é um importante papel da Literatura, que o Sesc leva aos brasileiros por meio desse projeto”, afirma a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha, em nota.

De acordo com o edital, "as obras inscritas serão analisadas por comissões julgadoras, constituídas exclusivamente para esta finalidade, de diferentes regiões do país, compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários, selecionados em curadoria realizada por profissionais do Sesc".

O texto segue: "O critério para análise e seleção das obras inscritas é o mérito literário, cabendo às comissões julgadoras a decisão final, que será soberana, não cabendo, portanto, a apresentação de nenhum recurso por parte do/a candidato/a".

Há um temor no setor editorial de que a instituição realize alterações nos critérios de julgamento após indefinições e acusações de tentativa de censura relacionadas a um trabalho vencedor no ano passado, o romance Outono de carne estranha (Record), de Airton Souza.

No edital de 2024, uma mudança chamou a atenção de alguns observadores do mercado, logo na apresentação do Prêmio no edital. Em 2023, o edital previa livros “destinados ao público adulto”. Agora, o edital prevê livros “destinados a todos os públicos”. Questionado, o Sesc afirmou que a mudança busca ampliar o público das obras.

"Quando falamos em todos os públicos, incluímos as obras destinadas ao público adulto. Não há nenhum prejuízo aos participantes; pelo contrário, queremos abranger mais escritores na premiação. A mudança foi feita para ampliar o público das obras do Prêmio Sesc de Literatura", diz nota do Sesc.

Essas e outras questões – que vieram a público no último dia 6 de março – causaram um impasse público entre a instituição, o Grupo Editorial Record – parceiro do Prêmio –, e profissionais envolvidos na situação, como o criador intelectual do Prêmio Sesc e ex-analista de literatura, Henrique Rodrigues, e os escritores vencedores em 2023. Acusações de tentativa de censura e até de homofobia motivaram as discussões.

Nesta quinta-feira (21), a Record afirmou que por conta de divergências as duas partes decidiram interromper o acordo. Veja a nota completa:

"O Grupo Editorial Record lamenta comunicar o fim da parceria com o Sesc na realização do Prêmio Sesc de Literatura. Encerra-se um ciclo de 20 anos, do qual o grupo tem muito orgulho e que nos trouxe um elenco admirável de novas vozes brasileiras. Diante de divergências com relação a novos caminhos do prêmio, as duas partes decidiram interromper o seu acordo. Agradecemos ao Sesc pelos ótimos anos de parceria e desejamos sucesso à nova versão do prêmio".

Outra novidade do Prêmio Sesc de Literatura 2024 é que haverá uma menção honrosa ao trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, que tenha inscrito seu trabalho literário para concorrer ao Prêmio. A identificação ocorrerá no momento da inscrição.

Clique aqui para acessar o edital do Prêmio Sesc de Literatura 2024.

[21/03/2024 15:54:29]