Minicurso 'Da ideia à estante: o caminho da publicação' apresenta o fluxo de criação literária e produção editorial
PublishNews, Redação, 21/03/2024
Aulas também vão mostrar ferramentas para a publicação, seja de forma independente ou seguindo os caminhos para uma publicação comercial

Minicurso vai ensinar os fluxos do processo editorial | © Divulgação
Minicurso vai ensinar os fluxos do processo editorial | © Divulgação

O minicurso Da ideia à estante: o caminho da publicação, promovido por profissionais da Primavera Editorial, tem o objetivo de apresentar todo o fluxo de criação literária e produção editorial de um livro, traçando um panorama geral de todas as etapas de produção e do mercado editorial nacional. Serão apresentadas também ferramentas para a publicação - seja de forma independente ou seguindo os caminhos para uma publicação comercial em diversos formatos.

Com carga horária de 4h e emissão de certificado, o curso será realizado de maneira on-line no próximo sábado (23), das 9h às 13h, com aulas de Larissa Caldin (CEO da Primavera) e Mari Bastos (jornalista com 15 anos de experiência no mercado editorial). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo Sympla, com valor de R$ 49,90.

O curso

#01 - O mercado

As formas de publicação no Brasil e no mundo.

#02 - A ideia e a escrita

Não é o que se conta, mas como se conta!

A forma vale mais que o conteúdo?

O original, o autor, o tradutor e o editor

#03 - O texto, a arte, o livro

Caminho das etapas editoriais

Ela, a capa! Ele, o projeto gráfico!

Dicionário básico da produção gráfica.

Além do papel: As novas formas de produção de livros e a acessibilidade.

#04 - As estantes

Criaturas comunicando a criação.

Tópicos sobre comercialização, distribuição e mais.

Microfone aberto

Dúvidas e apelos.

Lari Caldin

CEO da Primavera Editorial. Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Criação Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, trabalha há mais de dez anos no mercado editorial brasileiro, com experiência em todas as etapas da produção editorial, especializando-se em aquisição de títulos.

Foi responsável pela reformulação da linha editorial da Primavera, focando no mercado feminino e, mais recentemente, como Diretora Executiva, lidera o processo de desenvolvimento e estruturação, dentro do Ecossistema Great People, do selo Primavera BIZ, voltado para livros que fomentem uma cultura corporativa positiva.

Mari Bastos

Jornalista com 15 anos de experiência no mercado editorial. Atualmente, coordena o selo Primavera Editorial, focado em literatura feminina contemporânea. Seu trabalho na Primavera tem sido o fortalecimento da presença digital da marca com foco em conteúdo, a articulação do calendário editorial com estratégias de assessoria de imprensa e eventos e a implementação de novos canais para venda de livros (físicos e digitais) e novos produtos editoriais.

Por persistência e paixão mantém a Livraria do Vale – livraria itinerante focada na literatura vale-paraibana, nascida com intuito de levar a cultura caipira aos eventos e atividades culturais e o projeto "A casa", que nasceu como uma editora de livros, mas tornou-se um ponto de encontro de autores e artistas independentes do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.

[21/03/2024 10:33:21]