Lourenço Mutarelli realiza oficina de escrita literária na Ria Livraria
PublishNews, Redação, 22/02/2024
Curso expõe o método de trabalho e também as práticas de exercícios de Lourenço Mutarelli, autor de 'O cheiro do ralo'

© Divulgação
© Divulgação
A Ria Livraria (Rua Marinho Falcão, 58 – São Paulo / SP) promove uma oficina de escrita literária com Lourenço Mutarelli. Serão 12 encontros, um por semana, às quintas-feiras, de 7 de março até 23 de maio, das 19h30 às 22h30. Limite de 12 vagas. O valor é de R$ 1200, podendo ser parcelado em até 4x no cartão de crédito. Outras formas de pagamento são: PIX e cartão de débito. As aulas presenciais serão realizadas na Sala Julio Plaza, segundo andar da Ria Livraria. As inscrições já estão abertas e as matrículas são exclusivas por meio do e-mail jorgefilholini@gmail.com, de Jorge Ialanji Filholini, produtor e organizador da oficina.

A oficina se baseia na trajetória literária de Lourenço Mutarelli e sua experiência na escrita. A cada encontro será discutido um dos livros do autor, começando com O Cheiro do Ralo até a obra em que Mutarelli está trabalhando no momento. A ideia é apresentar ao pessoal inscrito como foi a forma de experimentação do ministrante em torno do enredo, personagem, ambientação, diálogos, leitura e edição de cada livro seu. A partir dos outros encontros, Mutarelli aplicará atividades para expandir o texto, vocabulário, ideias que fujam do repertório comum, como ele mesmo diz: “Estou ali para desorienta-los”.

Pretende, por meio de exercícios e propostas narrativas, desenvolver o pensamento da escrita. A estruturação de romance ou novela. Criação de personagens e seres ficcionais. Os alunos e as alunas poderão conhecer os diversos segmentos da produção de textos literários. Serão incentivados a desenvolver gêneros plurais do universo da literatura. Não é um curso sobre fórmula, o intuito é compartilhar as experimentações de cada inscrito para que Mutarelli possa analisar e comentar.

O curso expõe o método de trabalho e também as práticas de exercícios que Lourenço Mutarelli vem desenvolvendo nas várias oficinas que realiza há mais de dez anos.

[22/02/2024 10:00:00]