Lucia Santaella e Roger Chartier confirmados no Seminário de Edição Universitária da ABEU
PublishNews, Redação, 12/03/2024
Eventos ocorrem de 20 a 24 de maio de 2024 nas dependências da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

As inscrições para o 6º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e 36ª Reunião Anual da ABEU foram prorrogadas até o dia 15 de março. Os eventos ocorrem de 20 a 24 de maio de 2024 nas dependências da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo a Editora PUC-Rio como anfitriã. Este ano, na programação, a Associação Brasileira das Editoras Universitárias traz para a conferência de abertura a semioticista Lucia Santaella e, para realizar a conferência de encerramento, o historiador francês Roger Chartier.

Para permear os debates do Seminário, o tema será "O livro universitário e a divulgação científica: tecnologia e inovação". Deste modo, as rodas de conversa trazem discussões como "Livro e comunicação da ciência na mídia" e "Inovações nas tecnologias de edição". Outros convidados que participam das mesas incluem: Lía Castillo Meneses, presidente da Associação de Editoras Universitárias da América Latina e Caribe; Arthur Dapieve, jornalista da GloboNews e do Redação SporTV; Denise Carvalho, presidente da CAPES; e Marcelo Gioia, diretor da Bookwire.

Para complementar o conteúdo do evento, os participantes podem se inscrever gratuitamente em dois minicursos apresentados em formato híbrido: "O audiolivro" e "Editar textos para democratizar o conhecimento". No âmbito do Seminário, ainda ocorre a Reunião Anual da ABEU, em que representantes das editoras universitárias associadas se encontram para deliberar sobre temas de interesse da categoria, além de realizarem encontros das seccionais regionais da ABEU.

É possível se inscrever para o Seminário e os minicursos, além de conferir a programação completa, no site do evento.

[12/03/2024 10:46:46]