Seis filmes indicados ao Oscar 2024 são baseados em livros
PublishNews, Beatriz Sardinha, 08/03/2024
Cerimônica de premiação do Oscar ocorre neste domingo (10) às 20h, pelo horário de Brasília

Capa de 'Assassinos da lua das flores' e de 'Oppenheimer' © Divulgação
Capa de 'Assassinos da lua das flores' e de 'Oppenheimer' © Divulgação
A 96˚ cerimônia do Oscar ocorre neste domingo (10) às 20h, horário de Brasília. A transmissão no Brasil será pelo canal à cabo TNT e, também, pelo serviço de streaming Max (anteriormente chamado HBO Max). A lista de indicados deste ano é considerada pelo público como uma das melhores dos últimos anos. O PublishNews listou aqui os filmes do Oscar indicados que são baseados em livros. Confira a lista com os indicados:

  • Oppenheimer

Líder de indicações neste ano (13), Oppenheimer é baseado na biografia Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu Americano (Intrínseca). O livro foi construído após pesquisas, registros e cartas encontrados em arquivos nos Estados Unidos e no exterior, em relatórios do FBI e em entrevistas com amigos, parentes e colegas de "Oppie", como o cientista era carinhosamente chamado. Ao longo das páginas, o leitor acompanha os primeiros anos escolares; a ida para Berkeley, Califórnia, onde estabeleceu, durante a década de 1930, a principal escola norte-americana de física teórica e se envolveu profundamente com causas de justiça social e muitos adeptos do comunismo; o período em Los Alamos, Novo México, onde transformou um ermo planalto escarpado no laboratório de armas nucleares mais potente do mundo.

  • Ficção Americana

Capa de 'Erasure', em inglês © Reprodução
Capa de 'Erasure', em inglês © Reprodução

O filme Ficção Americana debate o mercado literário e editorial e a relação da pauta racial dentro do mercado de forma metaficcional. O livro é baseado no livro Erasure (Graywolf), de Percival Everett, e não tem edição publicada no Brasil. Ficção Americana está indicado em cinco categorias do Oscar, incluindo melhor filme, melhor ator, melhor ator coadjuvante (Sterling K. Brown), melhor roteiro adaptado e melhor trilha sonora (Laura Karpman).

  • Zona de Interesse

Capa do livro 'Zona de interesse' © Reprodução
Capa do livro 'Zona de interesse' © Reprodução
Favorito na categoria de melhor filme internacional (mesmo sendo produzido pelo Reino Unido), o longa Zona de Interesse é adaptado do romance homônimo lançado no Brasil em 2015 pela Companhia das Letras. O livro retrata contém vários narradores. O primeiro é Golo Thomsen, um oficial nazista que está de olho na mulher do comandante. Paul Doll, o segundo, é quem decide o destino de todos os judeus. E Szmul, o terceiro, chefia a equipe de prisioneiros que ajudam os nazistas na logística do genocídio. O longa está indicado em cinco categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção para Jonathan Glazer e Melhor Filme Internacional.

  • Assassinos da lua das Flores

Capa do livro 'Assassinos da lua das flores' © Reprodução
Capa do livro 'Assassinos da lua das flores' © Reprodução
Também pela Companhia das Letras, o livro Assassinos da lua das flores é um romance policial que conta a história real de investigação feita na década de 1920 pelo FBI. A história se passa nos Estados Unidos dos anos 1920. Nessa época, as pessoas com maior renda per capita do mundo eram membros do povo indígena Osage, de Oklahoma, por conta da exploração de petróleo. De repente, os Osage começaram a ser mortos em uma sequência de mortes suspeitas. As primeiras vítimas são a família de Mollie Burkhart. E isso era apenas o começo, pois mais e mais homicídios contra nativos americanos aconteceriam, sempre em condições misteriosas.O livro deu origem ao filme de Martin Scorsese aclamado em Cannes e indicado a 10 categorias do Oscar 2024, incluindo Melhor filme, Melhor direção e melhor atriz para a estreante Lily Gladstone.

  • A Sociedade da Neve

Livro com mesmo nome, Sociedade da neve (Companhia das Letras) é baseado em fatos reais, sobre dezesseis jovens de um time de rúgbi amador que sobreviveram às condições inóspitas nos Andes. A história se passa em outubro de 1972, quando um avião fretado da Força Aérea do Uruguai em direção ao Chile se choca contra uma montanha nos Andes. Havia 45 pessoas a bordo do avião, 29 sobrevivem ao impacto, mas apenas dezesseis serão resgatadas, depois de improváveis 72 dias. O longa está na Netflix e foi indicado ao Oscar 2024 nas categorias Melhor Maquiagem e Melhor Filme Internacional.

  • Nimona

Capa de 'Nimona' © Reprodução
Capa de 'Nimona' © Reprodução
Filme indicado na categoria de melhor animação é baseado no quadrinho escrito por N.D. Stevenson. A animação da Netflix também teve destaque com nove indicações no Annie Awards, o 'Oscar' das animações. Na trama, Nimona é uma metamorfa e que tem como maior sonho ser comparsa de Lorde Ballister, conhecido como o maior vilão já visto. O encontro das duas personagens não acontece como previsto, e seu relacionamento toma outro rumo.

[08/03/2024 10:00:00]