Sesc Sorocaba promove oficina sobre literatura latino-americana com Rodrigo Casarin
PublishNews, Redação, 15/02/2024
Reconhecida pelo mundo e vivendo uma efervescência no Brasil, a literatura latino-americana passa por um momento singular

© Mirella Ghiraldi
© Mirella Ghiraldi
O curso A fantasia e o real – A literatura latino-americana hoje, promovido pela unidade do Sesc Sorocaba (R. Barão de Piratininga, 555 – Sorocaba / SP), busca mostrar nomes que merecem atenção, compreender de que forma a literatura latino-americana contemporânea dialoga com a tradição da prosa do continente e os modos como aborda questões e contradições contemporâneas. No cerne, a oficina pode ser vista como um guia de leitura para quem estiver interessado em se aprofundar na literatura feita entre o Rio Bravo e o Ushuaia – ou para além dessas fronteiras. As inscrições estão abertas on-line em centralrelacionamento.sescsp.org.br ou pelo aplicativo Credencial Sesc SP. O curso será realizado de 20/02 a 23/02, terça a sexta, das 19h às 21h.

Reconhecida pelo mundo e vivendo uma efervescência no Brasil, a literatura latino-americana passa por um momento singular. As argentinas Ariana Harwicz, Selva Almada, Mariana Enríquez, Camila Sosa Villada e Samanta Schweblin, as chilenas Lina Meruane e Maria José Ferrada, as mexicanas Fernanda Melchor e Cristina Rivera Garza, a equatoriana Maria Fernanda Ampuero e a cubana Teresa Cárdenas são alguns nomes que merecem destaque. Estas artistas estabelecem diálogos com nomes consagrados, como Julio Cortázar, Gabriel García Márquez e Roberto Bolaño, mas também ajudam a resgatar e reestabelecer no cenário figuras como a instigante Silvina Ocampo.

A oficina é comandada por Rodrigo Casarin, que é jornalista, especialista em Jornalismo Literário com pós-graduação pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário e colunista de livros do Uol, onde edita a Página Cinco, que desdobrou em um podcast de entrevistas que recebeu o Prêmio IPL de incentivo à leitura na categoria Mídia. Integra o júri do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, já foi jurado e conselheiro do Prêmio Jabuti e ministra atividades formativas. É autor de A biblioteca no fim do túnel (Arquipélago).

SERVIÇO

Oficina 'A fantasia e o real – A literatura latino-americana hoje'

Sesc Sorocaba (R. Barão de Piratininga, 555 – Sorocaba / SP)

Inscrições on-line em centralrelacionamento.sescsp.org.br ou aplicativo Credencial Sesc SP

[15/02/2024 09:00:00]