Bienal do Livro Bahia anuncia primeira leva de expositores com grandes editoras
PublishNews, Redação, 08/02/2024
Companhia das Letras, Rocco e HarperCollins Brasil estão entre os nomes confirmados, e devem apresentar lançamentos, ações especiais e os principais títulos do catálogo em Salvador

Bienal do Livro Bahia 2024 anuncia leva de expositores com grandes editoras | © GL
Bienal do Livro Bahia 2024 anuncia leva de expositores com grandes editoras | © GL
As editoras Companhia das Letras, Rocco e HarperCollins Brasil confirmaram presença na Bienal do Livro Bahia 2024. O evento ocorre entre os dias 26 de abril e 1º de maio, no Centro de Convenções Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490 – Salvador / BA). Outras casas que também estarão presentes, seja pela primeira vez ou retornando, são Cortez, Malê, Mostarda, Aleph, Global e Edições Sesc.

A Rocco pretende levar edições inéditas, promoções, brindes, combos e novidades da série Harry Potter. As editoras Cortez, Mostarda e Malê retornam ao evento e já reservaram seus espaços nos pavilhões. Ainda em 2023, a diretora da GL Exhibitions, Tatiana Zaccaro, concedeu uma entrevista ao PublishNews em que falou sobre a demanda de público, imprensa e mercado e a abertura de um novo centro de convenções em Salvador tornaram inevitável o retorno do evento, que pretende crescer em 2024. "A gente respeita muito as especificidades locais na construção do evento", disse na ocasião. "Tem muito mais forte do que no sudeste, por exemplo, a questão do cordel, então tem muitas editoras e autores nesse nicho. Para as editoras locais, é muito difícil para elas participarem das bienais no sudeste por conta da logística. Sobre as editoras que ficam no eixo sul e sudeste, trabalhamos com algumas para levá-las. Existe uma cobrança muito grande do público para que elas não estejam apenas nos eventos do sudeste".

Em nota divulgada pela Bienal e confirmada pelo PublishNews, Rocco e Harper Collins enxergam o potencial da Bienal do Livro Bahia enquanto negócio e como uma oportunidade de estarem próximas ao público no Nordeste.

A decisão da Rocco em ter um estande próprio na Bienal do Livro Bahia veio após os pedidos nas redes sociais, depois do evento de 2022. A Bahia é um dos estados que concentra a maior quantidade de seguidores e leitores da editora.

“Salvador é uma das maiores cidades do país, com público ávido, e já era mais do que hora de atender ao pedido dos nossos leitores na região e ter um estande próprio no evento. Além da oportunidade de venda, a Bienal é um momento único que traz a possibilidade de reforçar a relação que temos com os nossos fãs e leitores”, diz o gerente comercial e de marketing da Rocco, Bruno Zolotar.

O público vai ter a oportunidade de adquirir obras em primeira mão na Bienal, como Filho do Tempo, quarto livro da série de A descoberta das bruxas, Pegando fogo, o novo de Hannah Grace, autora de Quebrando o gelo, e Ruído fractal, de Christopher Paolini, autor da série épica Eragon. Além dos nacionais Um lugar para Coraline, do premiado Alexandre Rampazzo, e Olhos de pixel, de Lucas Mota. O estande terá ainda diversas promoções, brindes, combos exclusivos e uma surpresa da série Harry Potter.

A HarperCollins Brasil está olhando para o Nordeste de uma forma "muito especial" e acredita que a região possui enorme potencial na formação de mais leitores. "Queremos, cada vez mais, que a Harper esteja próxima dessas pessoas e que elas possam conhecer as nossas histórias, então é importante participar de grandes eventos do mercado e promover mais encontros por lá", afirma Leonora Monnerat, diretora executiva da editora.

Editoras que retornam

A Cortez volta à Bienal do Livro Bahia com 500 títulos do seu catálogo. Está marcado também o lançamento do livro infantil A leitura como chocolate, do autor Eraldo Miranda. A editora reconhece que o evento é de grande importância para o mercado nordestino.

“Iremos para a Bienal do Livro Bahia porque a Cortez, cujo dono e fundador, o saudoso José Xavier Cortez, era nordestino, e sempre soube da importância das feiras no Nordeste, especialmente a da Bahia, e da importância da leitura para essa região”, destaca Elaine Nunes, gerente comercial e de marketing da Cortez Editora, em nota.

Quem também estará presente novamente na Bienal do Livro Bahia 2024 são as editoras Malê e Mostarda. Após o sucesso de 2022, elas esperam uma receptividade ainda maior por parte do público. Só a Mostarda deve trazer para o Centro de Convenções Salvador 130 títulos.

Com livros acessíveis, que incluem impressão em braile, e que representam os povos negro e originário, a Mostarda vê na Bienal da Bahia a oportunidade de testemunhar a repercussão das suas obras nos diversos públicos, desde as crianças até as pessoas da terceira idade, e promover o respeito e a valorização das diversidades étnico-raciais.

"Vemos a Bienal do Livro Bahia como um espaço democrático e diversificado, não apenas para promover nossa marca e realizar vendas, mas também para fortalecer nossos propósitos fundamentais. Nosso compromisso inclui destacar a relevância de personagens negras e indígenas para a história do Brasil e do mundo. Almejamos ampliar a autoestima, a sensação de pertencimento e o reconhecimento da identidade negra”, diz Juliana Cerdeira, gerente comercial da Mostarda.

Já a Malê pretende levar cerca de 110 títulos e lançar, pelo menos, 10 livros de autores baianos e de outros estados. A editora tem uma forte relação com os escritores da Bahia e a Bienal exerce um papel fundamental no fortalecimento destes laços.

A expectativa é que o evento se consolide no calendário das grandes bienais literárias do Brasil. “A Bienal do Livro Bahia fortalece o mercado editorial no Nordeste e contribui significativamente para a formação de leitores. A Malê esteve presente na retomada do evento, em 2022, e desejamos que ele nunca mais deixe de acontecer e que estejamos presentes em todas as futuras edições”, afirmou o editor Francisco Jorge.

O evento é uma realização da GL events Exhibitions, que também é organizadora da Bienal do Livro Rio.

[08/02/2024 09:00:00]