Sesc RJ abre inscrições para edital que vai destinar R$ 36 milhões a projetos culturais
PublishNews, Redação, 31/01/2024
Edital de Cultural Sesc RJ Pulsar foi aprimorado para facilitar a inscrição de projetos; inscrições gratuitas devem ser feitas até 8 de março

© Divulgação
© Divulgação
O Sesc RJ abriu, nesta terça-feira (30), as inscrições de projetos para o Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, por meio do qual a instituição vai selecionar projetos para a sua programação em 2025. Serão investidos R$ 36 milhões – 6 milhões a mais do que na edição anterior. As inscrições gratuitas deverão ser realizadas até às 17h do dia 8 de março, pelo site. Os recursos serão distribuídos entre atrações de diversas linguagens, como teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual, literatura e música. Isso inclui a programação regular das unidades e dos projetos estratégicos O Corpo Negro, Baixada em Foco, Nova Música Convida e Palavra Líquida.

Cada proponente poderá inscrever até 3 projetos, podendo ser selecionado apenas um por categoria. A seleção é aberta a projetos de todo o país, que podem ser submetidos por empresas legalmente constituídas como de atividade artística e Microempreendedores Individuais (MEI).

Lançado no último dia 22 de janeiro, o edital teve o seu processo seletivo aprimorado a fim de ampliar o alcance da iniciativa. Cada linguagem agora tem um caderno exclusivo que orientará os proponentes, de forma específica, na inscrição dos projetos. Isso vai facilitar o trabalho dos produtores, já que todas as informações e orientações sobre a linguagem estarão reunidas no documento.

Outra novidade é o estímulo à inscrição de projetos de intervenção no campo das artes visuais voltados para a sua relação com a arte urbana, com foco para o graffiti e suas múltiplas realizações.

O edital ainda incentiva a inclusão de ações de acessibilidade nos projetos, em consonância com a Lei de Acessibilidade nº 10.098/2000, que visa democratizar o acesso às produções culturais de pessoas com deficiência, reforçando o compromisso do Sesc RJ com a inclusão. Além disso, a partir deste ano, todos os seis hotéis do Sesc RJ também receberão programações do edital Pulsar, além das salas de teatro, auditórios e espaços abertos dentro e fora das unidades da instituição.

Tags: SESC, Sesc RJ
[31/01/2024 10:00:00]