Sistemas de ensino e editoras se unem para lançar movimento pela paz nas escolas
PublishNews, Redação, 13/12/2023
Movimento Socioemocional pela Vida – #EscolaspelaPaz tem o objetivo de disseminar a cultura da paz nas escolas brasileiras e promover os valores humanos dentro e fora da comunidade escolar

Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a violência nas escolas aumentou 50% em 2023, em relação ao ano anterior. Dado esse cenário, as organizações Abraspe (Associação Brasileira de Sistemas de Ensino e Plataformas Educacionais) e programas como Líder em Mim (Somos Educação), Programa Semente (Semente Educação), LIV - Laboratório Inteligência de Vida, OPEE (FTD Educação), Escola da Inteligência (Arco Educação), Programa Pleno (Arco Educação) e Educa decidiram apoiar o Movimento Socioemocional pela Vida - #EscolaspelaPaz.

Trata-se de uma iniciativa nacional para resgatar o papel da escola como ambiente de aprendizado, transformação e escuta, além de disseminar a cultura de paz dentro e fora dos muros das instituições de ensino. Juntas, essas organizações atingem cerca de 4,6 mil escolas e 1,6 milhão de alunos em diferentes estados brasileiros.

O aumento de transtornos mentais, por exemplo, como depressão e ansiedade entre crianças e adolescentes, bullying, cyberbullying, entre outros fatores ligados a aspectos sociais e emocionais, reforçam ainda mais o papel da escola como um espaço essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação de crianças e jovens preparados para lidar consigo mesmo e com os desafios em sociedade.

“Nossa proposta é a formação de um movimento nacional utilizando a força e o impacto das diversas metodologias e ferramentas que trabalham as competências socioemocionais para que todas, juntas, em comunhão e de braços dados, possam reforçar o apoio incondicional à paz e aos valores humanos mais preciosos”, destaca o psicoterapeuta e especialista em psicologia educacional Leo Fraiman, autor da Metodologia OPEE, solução socioemocional parceira da FTD Educação.

Para marcar o início do movimento, foi lançado um manifesto, chamando a atenção da comunidade escolar e de toda a sociedade sobre a importância de debater a paz no ambiente escolar e trabalhar a educação socioemocional na sala de aula e em diversos âmbitos. Além disso, uma campanha foi desenvolvida para as redes sociais com a hashtag #EscolasPelaPaz, um selo oficial da iniciativa, que será disponibilizado para as escolas que aderirem à ação.

“Quando trabalhamos a educação socioemocional conseguimos extrair de nós e do outro o que temos de melhor, e isso faz com que descubramos nosso melhor potencial, além do potencial do outro. Quando entendemos a grandeza do outro, podemos vivenciar a paz de verdade, pois este processo nos dá um novo propósito e uma nova perspectiva”, afirma Morgana Batistella, diretora de soluções complementares da Somos Educação.

Diversas ações, promovidas pelas instituições envolvidas, acontecerão ao longo de 2024, entre elas, a divulgação de e-books e conteúdos gratuitos para famílias, alunos e educadores. Vale ressaltar que o movimento é aberto a qualquer empresa do segmento de educação socioemocional que queira apoiá-lo. A landing page Movimento Socioemocional já está no ar com informações e materiais gratuitos sobre o projeto. Posteriormente ela contará com diversos materiais, entre artigos, e-books, podcasts, vídeos e blogs, que abordam a temática, oferecem caminhos e reflexões, capacitam e dão suporte para o aprendizado socioemocional.

Tags: FTD, Somos
[13/12/2023 10:00:00]