Programação da Flipinha e da FlipZona 2023 foram pensadas a partir de percurso formativo
PublishNews, Redação, 22/11/2023
De 23 a 26 de novembro, rodas de conversa, apresentações artísticas e atividades para crianças, jovens, suas famílias e educadores

Pelo terceiro ano consecutivo, o Educativo da Flip prepara suas atividades para a edição da Flip a partir de um percurso formativo, que inclui educadores de Paraty, com coordenação pedagógica de Denise Col, de conteúdo, de Luís Filipe Pôrto, e direção de Belita Cermelli, para selecionar obras e autores que estarão nas rodas de conversa. O Percurso Formativo Sementes é pensado para formar os educadores e aproximá-los da literatura feita para crianças e adolescentes e que chega como sugestão a partir de um chamamento para editoras de todo o país.

De 23 a 26 de novembro, a Flipinha e a FlipZona recebem rodas de conversa, apresentações artísticas e atividades para crianças, jovens, suas famílias e educadores em Paraty, com novo auditório montado no Largo de Santa Rita, em parceria com o SESC. Na programação estão confirmados os autores Sidnei Nogueira, Cíntia Barreto, Nina Rizzi, Rodrigo Andrade, Esteban Rodrigues, Alê Santos, Isabel Malzoni, Caio Zero, Carol Fernandes, Lúcia Hiratsuka, Roberta Malta, Marcelo Maluf, Patrick Torres, Pedro Vinicio, Márcia Kambeba, Auritha Tabajara, Míriam Espósito, André Gravatá, Hanna Limulja, Anna Cunha, Rai Soares, João Carrascoza, Marcelo D'Salete, Mestre Nilton Aguiar e Mestra Benedita Martins, Fernanda Takai, Vana Campos e Daniel Kondo.

Neste ano, o tema norteador é "modos de habitar", "uma forma de ampliar o olhar sobre a ecologia e a maneira como nos relacionamos com o universo à nossa volta; modos de habitar o planeta, as escolas, as bibliotecas, nossas casas e até mesmo nossos corpos. Também consideramos temas que já foram abordados no ano passado: temas 'perturbadores', realismo fantástico e literatura nonsense, e escola antirracista para um currículo plural", conta Denise Col.

Como a literatura habita corpos, territórios e cotidianos? Em que medida a literatura pode movimentar novos modos de habitar espaços comuns (vivências sociais)? A ideia é partir da leitura como uma tarefa complexa e multissignificativa que permite a constituição de significados na relação entre a materialidade do que é lido, o texto em si e, a recepção e os leitores. "Dessa forma, defendemos que a prática da leitura literária é constituída a partir de contextos socioculturais que ampliam a compreensão e formação de leitores", completa Denise.

Tradicionalmente, a programação da Flipinha conta ainda com a Central Flipinha, montada na Praça da Matriz, assim como os Pés de Livro, carregados de obras de editoras parceiras. E, para os jovens, a Central FlipZona continua, com a oficina Jovem Repórter na Flip, responsável pela cobertura jornalística e multimídia da Festa. Integrando a programação, acontecerão as rodas de conversa com foco na literatura feita para jovens e a exibição dos curtas produzidos pelos FlipZoneiros.

Flip+Sesc

Nesta 21ª edição da Flip, o Programa Educativo se expande, inaugurando um novo pólo de atividades em Paraty, com a parceria firmada com o Sesc, que tem foco na programação literária e cultural para crianças, jovens e adultos. As ações Flip+Sesc qualificam a experiência descentralizada da festa, abrindo um novo espaço para as rodas de conversas e apresentações artísticas: um auditório no Largo de Santa Rita, a que chamamos de Auditório da Santa Rita, com capacidade para 200 pessoas sentadas e aberto para todo o entorno. Para a construção deste cenário e estrutura que receberão a Flipinha e a FlipZona, a cenografia e mobiliários foram desenhados especialmente para o local, a partir de desenhos enviados por crianças e jovens de 1 a 18 anos, de escolas municipais de Paraty localizadas em comunidades da área urbana, rural e costeira. Sobre a curadoria, foi estabelecida uma comissão compartilhada entre o Programa Educativo da Flip e Sesc, respeitando o processo participativo desenvolvido com os educadores de Paraty nas atividades prévias do Percurso Formativo Sementes.

Rodas de conversa

O Auditório da Santa Rita abrigará as tradicionais conversas entre autores, mediadas pelos participantes do Percurso Formativo Sementes, que terão seus nomes divulgados em breve.

"Mantivemos nesta curadoria o chamamento às editoras que, neste ano, permitiu que colocássemos no território mais de 600 títulos novos e a curadoria participativa, de caráter reflexivo-formativo, que envolveu parceiros, professores e cidadãos de Paraty com interesse e atuação nos processos educativos. Ao relacionarmos as urgências contemporâneas sobre o modo como habitamos o planeta, chegamos ao questionamento sobre como a literatura habita Paraty e, mais especificamente, como a literatura habita currículos institucionais e comunitários, bem como a necessidade contemporânea de enfatizarmos as conexões entre currículo e cultura, território simbólico construído com a Flipinha e a FlipZona", explica Denise Col, que, junto de Diogo Borges, Diogo Brunner, Luis Filipe Pôrto e Henrique Rodrigues, formam a Comissão Curatorial 2023.


Programa Educativo | 23 a 26 de novembro

Apresentação artística 1

Nome do evento: Ciranda de Paraty

Tipo de evento: Cortejo

Convidado: Grupo de Ciranda Os Caiçaras

Local: Cortejo Praça da Matriz X Largo de Santa Rita

Data: Quinta-feira, 23 de novembro Horário: 9h00 - 10h00

Roda de Conversa

Nome: mais velhoS e mais novoS

Autores: Sidnei Nogueira, Cintia Barreto

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Quinta-feira, 23 de novembro Horário: 10h30 - 11h30

Sinopse: A relação entre a representatividade e as práticas que movem os sentimentos de pertencimento é a marca fundamental desta roda de conversa. As obras focalizadas enfatizam valores éticos (valorização da ancestralidade e acolhimento dos mais novos) e estéticos (ideia de beleza para além dos padrões hegemônicos) que constituem território seguro de vivências e acolhimento.

Roda de Conversa

Nome: reexaminar passadoS, imaginar futuroS

Autores: Esteban Rodrigues, Ale Santos

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Quinta-feira, 23 de novembro Horário: 14h00 - 15h00

Sinopse: Nas mãos sensíveis de Esteban e Ale, ficção, poesia e tecnologia tornam-se motores para que possamos repensar passados e reinventar futuros, reconfigurando o imaginário brasileiro sobre grupos invisibilizados, corpos negros, pessoas não-binárias… Dois autores, nascidos e criados nas periferias de São Paulo e da Bahia, que encontraram na literatura e na poesia um jeito poderoso de se mostrarem quem são e de onde vêm.

Roda de Conversa

Nome: maternidadeS

Autores: Nina Rizzi e Rodrigo Andrade

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Quinta-feira, 23 de novembro Horário: 15h30 - 16h30

Sinopse: Mãe só tem uma? Todas são iguais e vivenciam as experiências da maternidade de maneiras semelhantes? Quais? Como foram escolhidas as possibilidades generalizadas sobre a maternidade? Quais subjetividades são excluídas com a manutenção dos ideais hegemônicos sobre maternidade? Nesta mesa, as obras de Nina e Rodrigo focalizam e reverenciam as mães que não estão nas vitrines e telas de validação de todos os dias. Com a criação desses livros, valorizam e significam experiências de maternagem especiais.

Apresentação artística 2

Nome do evento: Batalha da Matriz

Tipo de evento: Apresentação de rap

Convidado: Coletivo de Rap de Paraty

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Quinta-feira, 23 de novembro Horário: 17h00 - 19h00

Roda de Conversa

Nome: infânciaS

Autores: Isabel Malzoni e Caio Zero

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Sexta-feira, 24 de novembro Horário: 9h00 - 10h00

Sinopse: De maneira geral, temos diferentes discursos que capturam e veiculam o que é a infância e as características das crianças. Da propaganda aos discursos científicos, muito se diz sobre e pelas crianças. Mas, como nos aponta Jorge Larrosa, essa captura limita nossos olhares a respeito das potencialidades de sentidos que atribuímos àqueles que estão em fase inicial de desenvolvimento. E se olhássemos para a infância como um enigma? - pergunta Larrosa. As obras focalizadas nessa mesa tratam as infâncias como novidades e as crianças como seres capazes de pensamentos sofisticados.

Roda de Conversa

Nome: poéticaS imagéticaS

Autores: Carol Fernandes e Lúcia Hiratsuka

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Sexta-feira, 24 de novembro Horário: 10h30 - 11h30

Sinopse: Carol e Lúcia são criadoras que dão tom poético às imagens que criam. São poetas que trabalham com a imagem e nos transportam a lugares de significação pelas sensações. A mesa entra neste movimento de leitores para lugares de experimentação de novas formas de leitura, aquelas que tocam, arrepiam e fazem os olhos umedeceram.

Roda de Conversa

Nome: os sentimentoS nos habitam

Autores: Roberta Malta e Marcelo Maluf

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Sexta-feira, 24 de novembro Horário: 14h00 - 15h00

Sinopse: O corpo como lugar dos sentimentos ou os diferentes sentidos que as percepções (recepção física das emoções) movem dão o tom desta mesa. Num contexto como o nosso, de hipervalorização da objetividade, focalizar as percepções acerca das emoções é ousadia que borra fronteiras entre as linguagens objetiva e subjetiva.

Roda de Conversa

Nome: sem fronteiraS: redes e livros

Autores: Patrick Torres e Pedro Vinicio

Mediador: Tiago Valente

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Sexta-feira, 24 de novembro Horário: 15h30 - 16h30

Sinopse: É fato: o consumo de literatura é cada vez mais mediado pelas redes sociais. Fenômeno nas redes e no mercado editorial, jovens autores, booktokers e influencers literários seduzem comunidades imensas de jovens leitores(as), ao compartilharem resenhas, críticas, dramatizações, peças de ficção e uma enorme variedade e gêneros de conteúdos literários, muitos dos quais de caráter identitário. Com estilos tão diferentes quanto a diversidade de perfis de usuários que povoam as redes, essa nova geração catapulta às listas de mais vendidos títulos nacionais e estrangeiros de todos os estilos e épocas.

Apresentação artística 3

Nome do evento: Minha avó me contou e eu gosto de contar

Tipo de evento: Contação de histórias indígenas

Convidada: Auritha Tabajara

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Sexta-feira, 24 de novembro Horário: 17h00 - 17h40

Apresentação artística 4 Nome do evento: Voe Comigo

Tipo de evento: Espetáculo teatral

Convidado: Grupo Teatral NUVIAR

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Sexta-feira, 24 de novembro Horário: 18h00 - 19h00

Roda de Conversa

Nome: ensinamentoS da terra

Autores: Márcia Kambeba e Auritha Tabajara

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Sábado, 25 de novembro Horário: 9h00 - 10h00

Sinopse: Os povos tradicionais mantêm sistemas de constituição, valorização e transmissão de saberes que promovem maior intensidade de conexão entre os seres da comunidade e o ambiente em que vivem. Não há nada mais necessário na atualidade do que a valorização dessas conexões para a superação dos movimentos colonialistas pautados nas relações de caráter exploratório. Nessa perspectiva, as pedagogias hegemônicas têm muito a avançar no contato com as pedagogias indígenas. Essa é a principal motivação dessa mesa: a valorização da “escola indígena”.

Roda de Conversa

Nome: sabereS de nossoS territórioS

Autores: Míriam Espósito, André Gravatá

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Sábado, 25 de novembro Horário: 10h30 - 11h30

Sinopse: Nesta roda, a professora Míriam e o prof André falarão dos tipos de conhecimento que estão ao nosso redor e que, muitas vezes, não são valorizados. Com suas obras e experiências, esses professores valorizam saberes que estão no centro da vivência caiçara e a escrita poética que toma o cotidiano como fonte de nutrição para a criação.

Regata

Nome do evento: XVII Regata INP Flipinha

Tipo de evento: competição náutica

Local: Instituto Náutico Paraty

Data: Sábado, 25 de novembro Horário: 11h30 - Abertura da Regata XVII INP-Flipinha / 15h - Chegada e premiação da XVII Regata INP-Flipinha

Roda de Conversa

Nome: aonde vivem as novidadeS

Autores: Hanna Limulja e Anna Cunha

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Sábado, 25 de novembro Horário: 14h00 - 15h00

Sinopse: Qual é a substância da (re)invenção da vida? Essa parece ser a questão complexa que os criadores que fazem parte dessa mesa decidiram enfrentar. Mas, para além da complexidade, vivemos a necessidade urgente de encontrar possibilidades de valorização de outras formas de atuação. E, embora seja uma pergunta necessária para os tempos atuais, nos presentearam com ideias sobre a potência criativa dos sonhos e a força da retomada sensível da memória de origem. Presente-provocação. Nos impulsionam a tentar outros modos de construir futuros.

Roda de Conversa

Nome: moradaS invisíveis

Autores: Rai Soares e João Carrascoza

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Sábado, 25 de novembro Horário: 15h30 - 16h30

Sinopse: No viver, ficção e experiência estão em conexão e se mostram pelas narrativas. Do escritor que percebe e faz notar experiências esquecidas e da escritora que ouve histórias e as localiza no papel. É nesse movimento, em que a escrita é lupa e lápis, que a conversa deve circular, fazendo enxergar e criando novos sentidos.

Apresentação artística 5

Nome do evento: O Bardo

Tipo de evento: Apresentação musical

Convidado: Adiel Luna

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Sábado, 25 de novembro Horário: 17h00 - 17h40

Apresentação artística 6

Nome do evento: Slam da Retomada!

Tipo de evento: Apresentação de slam

Convidada: Coletiva Slam da Retomada

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Sábado, 25 de novembro Horário: 18h00 - 19h30

Roda de Conversa

Nome: sabereS de infinitos

Autores: Marcelo D'Salete e Mestres Griôs (Mestra Benedita Martins e Mestre Nilton Aguiar)

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Domingo, 26 de novembro Horário: 10h30 - 11h30

Sinopse: Dos saberes do viver, os sentidos profundos nos são oferecidos pela entrega às intensidades do viver e a partir das perspectivas daqueles que carregam sabedorias advindas de tempos antigos. Assim, a conversa nos conduz a um significado profundo da experiência de transição e dos saberes necessários para a compreensão dos significados profundos do viver.

Roda de Conversa

Nome: abrir janelaS

Autores: Fernanda Takai, Vana Campos e Daniel Kondo

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Domingo, 26 de novembro Horário: 14h00 - 15h00

Sinopse: No que diz respeito às linguagens e aos modos de expressão, invariavelmente a leitura nos é apresentada a partir de territórios definidos e delimitados. Desse modo, dizemos linguagem verbal para nos referirmos às palavras e linguagem imagética quando tratamos da expressão plástica. Com esta obra, musicista, ilustrador e editora atuam como criadores e nos colocam entre fronteiras para, enfim, fazer da leitura uma experiência estética.

Apresentação artística 7

Nome do evento: Jongo em homenagem à Mestra Laura

Tipo de evento: Roda de jongo

Convidado: Grupo de Jongo do Quilombo Campinho da Independência

Local: Auditório da Santa Rita

Data: Domingo, 26 de novembro Horário: 15h30 - 16h30

[22/11/2023 10:00:00]