Carlos Cardoso lança livro na Livraria da Travessa de Ipanema
PublishNews, Redação, 16/10/2023
Evento de lançamento do livro 'Coragem' (Record) terá bate-papo com Antônio Carlos Secchin e Geraldo Carneiro

Nesta terça (17), às 19h, a Livraria da Travessa de Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 572 – Rio de Janeiro / RJ) recebe o lançamento de Coragem (Record), de Carlos Cardoso.

O evento contará com sessão de autógrafos do livro uma mesa com o ensaísta, poeta, crítico e membro da ABL Antônio Carlos Secchin, e Geraldo Carneiro, poeta, letrista, dramaturgo, roteirista e também membro da ABL.

Em Coragem, o Carlos evidencia sua força poética trabalhando o contraste entre a abstração e a concretude, entre afetos distintos, como também entre pensamento e visualidade – esta entendida como efeito de um trabalho que transforma o visível em imagem.

No texto do posfácio do livro, a professora e pesquisadora Celia Pedrosa diz que “o trabalho poético de Carlos Cardoso, pela superação de dicotomias convencionais, alimenta algumas importantes tendências da poesia contemporânea. São elas: o reinvestimento no lirismo, força afetiva de subjetivação, que impulsiona a relação reflexiva entre um eu desacomodado e o mundo belo e violento”.

Poeta premiado, recebeu pelo livro Melancolia (2019) o Prêmio Especial da UNESCO na Jornada Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento entre os Povos; o Prêmio da Federazione Unitaria Italiana Scrittori; o Prêmio Especial da Cidade de Roma; a Medalha Pedro Ernesto, da Prefeitura do Rio de Janeiro; e o Prêmio APCA de melhor livro de poesia de 2019.

Seus poemas foram traduzidos e publicados em países como França, Espanha, Itália, Portugal, Estados Unidos, México, Colômbia, Bulgária, Ucrânia e outros.

Lançamento de 'Coragem' (Record)
Dia 17/10, às 19h
Livraria da Travessa de Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 572 – Rio de Janeiro / RJ)

[15/10/2023 15:00:00]