Casa da Cultura de Paraty terá programação com curadoria da Quatro Cinco Um na Flip
PublishNews, Redação, 02/10/2023
Com entrada gratuita, agenda terá nove debates com destaques da literatura brasileira

Casa da Cultura de Paraty vai receber programação durante a Flip com curadora da Quatro cinco um | © Nelson Toledo / Flip
Casa da Cultura de Paraty vai receber programação durante a Flip com curadora da Quatro cinco um | © Nelson Toledo / Flip
O principal centro cultural da cidade de Paraty, a Casa da Cultura, vai receber, de 22 a 26 de novembro, durante a próxima Flip, uma programação literária especial, com curadoria da revista Quatro Cinco Um. A parceria permitirá a realização de nove debates com entrada gratuita, com alguns dos destaques da literatura brasileira ocupando o auditório da Casa nas tardes de quinta a sábado.

Segundo Cristina Maseda, superintendente executiva da Casa da Cultura, “esta é uma importante e inovadora parceria para ampliar a atuação da instituição no diálogo entre suas formas de expressão tradicionais e contemporaneidade de onde vem toda a diversidade cultural de Paraty”.

O editor Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, afirma que a programação vai ter a pluralidade e a bibliodiversidade como nortes. “É uma honra poder realizar esses debates num espaço tão importante para a cidade e para a literatura brasileira. Vamos convidar autores queridos do público”, diz Werneck. Além da programação de debates, a Quatro Cinco Um vai publicar em Paraty, pela quarta vez, um almanaque impresso com distribuição gratuita e conteúdos sobre Paraty, sobre literatura, história e curiosidades. O jornal gratuito circula apenas em Paraty e nas lojas da Livraria da Travessa de todo o país.

Aberta em 1990, a Casa da Cultura funciona num casarão de 1754, no Centro Histórico de Paraty, a um quarteirão da praça da Matriz. Foi restaurada e reformada em 2004, pela Fundação Roberto Marinho e pela Prefeitura de Paraty. Desde 2004, a gestão é feita por meio da Associação Paraty Cultural.

Além do auditório onde vai acontecer a programação literária durante a Flip, a Casa da Cultura tem espaços expositivos que atualmente abrigam a mostra Para uma história cultural de Paraty: 1945-2019, que focaliza oito décadas de transformação da cidade, do isolamento econômico que vai até os anos 1970 aos vibrantes dias de hoje. Paraty é reconhecida como o patrimônio histórico, cultural e natural da Unesco desde 2019 e sedia festivais como a Flip e o Paraty em Foco (fotografia). A exposição tem curadoria da equipe da Casa da Cultura e patrocínio da Petrobras, e fica em cartaz, com entrada gratuita, até 31 de março.

A Casa da Cultura conta com o patrocínio do Grupo Globo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e as parcerias institucionais da Prefeitura de Paraty e da Fundação Roberto Marinho.

[02/10/2023 10:20:00]