Apanhadão da semana: Exemplares de livro da Seguinte são vendidos de forma ilegal
PublishNews, Redação, 25/08/2023
Livro de Pedro Rhuas, 'O mar me levou até você', é encontrado em lojas de forma ilegal; lançamento chegaria ao mercado oficialmente no dia 30 de agosto

Escritor Pedro Rhuas
Escritor Pedro Rhuas
No G1, a reportagem que conta como o escritor Pedro Rhuas denunciou venda ilegal de exemplares do seu novo livro, O mar me levou até você (Seguinte), que será lançado somente no dia 30 de agosto. O autor descobriu a comercialização ilegal de sua obra após uma leitora marcá-lo em uma publicação na internet.

O autor conta ao portal que ficou surpreso e entrou imediatamente em contato com a leitora. Na conversa com a estudante de letras da UFPI, Sarah Rocha, ele descobriu diversos exemplares do novo livro uma loja do Salipi (Salão do Livro do Piauí). O caso também foi destaque na Revista Fórum e em outros veículos.

Na Folha de S. Paulo, a notícia de que Richard Zenith, biógrafo de Fernando Pessoa, encontrou poema inédito do escritor dentro de texto assinado como Álvaro de Campos, um dos heteronômios do escritor. Os versos foram publicados na revista literária Lote. Ainda na Folha, uma crítica do novo livro de Mia Couto, As pequenas Doenças da eternidade – que simboliza impasse típico da literatura de hoje.

O autor também foi tema de uma reportagem n'O Globo, que trata sobre o lançamento e sobre as conversas com pares e leitores em sua recente passagem pelo Brasil, na Feira Internacional do Pelourinho e na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

A pauta dos "livros picantes com capas fofas" foi tema na Folha e no Estadão. Trata-se da nova tendência do new adult, obras atraem público que buscam ler sobre romance e sexo e têm em comum suas capas ilustradas que remetem à uma estética de fofura e diversão.

No Estado de S. Paulo, o livro com a lista de 150 livrarias para conhecer antes de morrer. O livro da autora Elizabeth Stamp cita a Travessa de Ipanema (R. Visc. de Pirajá, 572 – Rio de Janeiro / RJ) como um dos destinos imperdíveis.

Em um especial para o Tilt UOL, o uso do chat GPT para a censura de livros com conteúdos sexuais no estado de Iowa, nos Estados Unidos. No Nexo, a crítica e jornalista Iara Biderman é convidada para listar cinco livros para compreender melhor a dança contemporânea.

A TV Brasil fez uma reportagem sobre a baixa participação dos livros digitais no mercado editorial brasileiro, e a revista Veja entrevistou Bianca Santana, autora de Quando me descobri negra (Fósforo).

Tags: Apanhadão
[25/08/2023 09:19:33]