Apanhadão: União Europeia investiga roubo de 170 livros raros de bibliotecas
PublishNews, Redação, 06/05/2024
Outras notícias do fim de semana: poema de mais de 300 anos é publicado pela primeira vez pela Edusp e novo livro explora diversas facetas de Chico Buarque

Quadrilha roubou 170 livros raros de diversas bibliotecas | © Divulgação Europol
Quadrilha roubou 170 livros raros de diversas bibliotecas | © Divulgação Europol
O Globo noticiou que livros russos raros do século XIX desapareceram de bibliotecas na europa. A Europol (agência policial da União Europeia) investiga ação que aparenta ser uma vasta e coordenada série de roubos de livros raros. Entre eles estão primeiras edições de Púchkin. De acordo com a reportagem, desde 2022, mais de 170 livros avaliados em mais de US$ 2,6 milhões (R$ 13,2 milhões) desapareceram de bibliotecas em Letônia, Lituânia, Alemanha, Finlândia, França, Suíça e República Tcheca. A biblioteca da Universidade de Varsóvia, na Polônia, foi a mais atingida, com 78 livros surrupiados. O Uol detalhou que a Europol diz que os suspeitos usaram um sofisticado esquema de "clonagem", trocando os originais por cópias falsificadas.

Na Ilustríssima, Sérgio Rodrigues comenta o lançamento do livro Assim nasceu uma língua (Tinta da China), com ensaios do professor Fernando Venâncio sobre a origem da língua portuguesa e sua conexão com o galego. No Painel das Letras, Walter Porto fala sobre um histórico poema sobre Minas Gerais de mais de 300 anos de idade, publicado pela primeira vez pela Edusp.

O Estado de S. Paulo noticiou a abertura da Bibla, nova livraria de rua com café em São Paulo. O estabelecimento aposta na proximidade com escolas e áreas residenciais para se tornar ponto de referência de lazer. No Estadão Recomenda, uma lista com 15 livros para dar de presente no Dia das Mães.

O Blog do Noblat, do Metrópoles, publicou uma coluna falando sobre o pensamento crítico proporcionado pela literatura e comenta o livro América latina - lado b. O cringe, o bizarro e o esdrúxulo de presidentes, ditadores e monarcas dos vizinhos do Brasil (Globo Livros), de Ariel Palacios, que esteve na Lista de Mais Vendidos do PublishNews em abril.

O caderno Pensar, do Estado de Minas, entrevistou Ana Lima Cecilio, nova curadora da Flip. A expectativa é que Ana traga para a feira sua experiência de 20 anos como livreira e editora de livros de Elena Ferrante, entre muitos outros.

O aniversário de 80 anos de Chico Buarque foi tema no Valor Econômico. O veículo falou sobre o livro Trocando em miúdos: seis vezes Chico (Record), em que o autor Tom Cardoso segmenta a história do artista em seis temas principais, que abordam questões centrais para entender a trajetória de Chico, como política, literatura, fama, polêmicas e censura.

O Nexo convidou a escritora Vanessa Barbara para indicar cinco livros que tratam da depressão e de outros transtornos mentais.

No g1, a história do jornalista potiguar cego que lança livro infantil para desmistificar deficiências. Ivete Sangalo é a autora do prefácio.

Tags: Apanhadão
[06/05/2024 10:00:00]