Podcast da Quatro Cinco Um traz entrevista de Clarice Lispector de 1976 com comentários
PublishNews, Redação, 31/07/2023
Escritora conversou com Marina Colasanti, Affonso Romano de Sant’Anna e João Salgueiro no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro em outubro daquele ano

Podcast compartilha áudio de entrevista de Clarice Lispector | © Reprodução
Podcast compartilha áudio de entrevista de Clarice Lispector | © Reprodução
Em outubro de 1976, Clarice Lispector conversou descontraidamente com os escritores Marina Colasanti, Affonso Romano de Sant’Anna e João Salgueiro no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Agora, 47 anos depois, o bate-papo entre amigos é considerado uma entrevista histórica da autora e se torna o tema do episódio A voz e o silêncio de Clarice Lispector, do podcast 451MHz. As duas partes do programa já estão disponíveis nas principais plataformas de áudio.

Na segunda metade dos episódios, as falas da autora são comentadas por Benjamin Moser, autor de Clarice (Companhia das Letras), biografia da autora lançada em 2009, e Mariana Delfini, editora da Tinta-da-China Brasil, que debatem com Paulo Werneck, apresentador do podcast 451MHz e diretor-presidente da Associação Quatro Cinco Um.

Na segunda parte da entrevista, Clarice comenta como o inconsciente adentrou sua escrita e sobre sua atividade como tradutora, da qual não gostava. Do mesmo modo, não lhe agradava a vida como mulher de diplomata, na qual tinha que organizar jantares e participar de outros eventos oficiais. Foi nesse ambiente que ela escreveu A maçã no escuro, livro que era um dos seus preferidos no momento da entrevista.

Quando indagada sobre se ainda gostava de Laços de família, ela responde que está enjoada dele. Outra obra citada na conversa é o romance Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, que virou filme nas mãos de Marcela Lody. Sobre autores que a influenciaram, ela revelou que dois dos livros mais marcantes da sua vida foram Crime e castigo, de Dostoiévski, e O lobo da estepe, de Hermann Hesse, cuja leitura a deixou febril.

Comentários

Moser e Delfini comentam que a escritora está mais solta, falante e relaxada, por estar em um momento mais favorável de sua condição física.

Os convidados do podcast também abordam a relação de amizade entre Clarice e os escritores Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant’Anna, que pode ter influenciado o tom descontraído do bate-papo.

Benjamin Moser comenta ainda a importância desse áudio ter sido publicado na New Yorker (confira aqui), especialmente para a visibilidade internacional de um dos grandes nomes da literatura brasileira e reforçando que Clarice Lispector já entrou para o cânone literário mundial.

A edição de agosto da revista Quatro Cinco Um trará um texto de Benjamin Moser sobre a entrevista e a transcrição da gravação, além de um relato de Paulo Valente Gurgel, filho de Clarice, e uma releitura da protagonista de A hora da estrela por Conceição Evaristo.

[31/07/2023 10:00:00]