Nádia Gotlib debate livro 'Clarice na memória de outros' no Sempre Um Papo
PublishNews, Redação, 08/04/2024
Escritora debate e o lançamento do livro 'Clarice na memória de outros' e o filme A paixão segundo G.H., montagem que contribuiu com sua pesquisa

Nádia Gotlib © João Avelino
Nádia Gotlib © João Avelino
A escritora Nádia Gotlib é a convidada do Sempre Um Papo para o debate e o lançamento do livro Clarice na memória de outros (Autêntica) e sobre o filme A paixão segundo G.H., montagem na qual ela contribuiu com sua pesquisa. A conversa vai ter mediação de Afonso Borges e ocorre no dia 9 de abril, terça-feira, às 19h30, no Teatro da Biblioteca Pública Estadual (Rua João Gonçalves, 439 – Belo Horizonte / MG), que fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Clarice na memória de outros, é fruto de quatro décadas de pesquisa de Nádia Gotlib, que registra tais experiências mediante uma coleção de 65 vozes que se pronunciam em torno de Clarice Lispector. São cartas, fragmentos, entrevistas, anotações, artigos em recortes de jornais, poemas e crônicas de pessoas que tiveram diferentes modos de relacionamento com a escritora: familiares, amigos, colegas, admiradores, jornalistas, editores, pesquisadores, artistas plásticos, músicos, diplomatas, atores, escritores, críticos. Em sua maioria textos inéditos, “Clarice na memória dos outros” permite a convivência, lado a lado, de diferentes vertentes do gênero biográfico: do mais canônico, numa perspectiva documental de teor mais objetivo, ao ficcional, em que o factual se rende às instâncias criativas do autor.

Nádia Gotlib é pesquisadora dos trabalhos de Clarice Lispector, já tendo escrito outros livros que apresentam recortes biográficos da vida da autora, uma das mais conhecidas da literatura brasileira. A biógrafa de Lispector, inclusive, atuou no processo de produção do filme “A Paixão Segundo G.H”, filme dirigido por Luiz Fernando Carvalho e lançado em 2023. No Sempre Um Papo, Nádia Gotlib abordará sua contribuição para o filme a partir de seus trabalhos de pesquisa a respeito da bibliografia da autora. A película é a adaptação do romance homônimo de Clarice Lispector, publicado em 1964, que conta a história de G.H., escultura de elite que, após uma desilusão amorosa, decide arrumar seu apartamento em Copacabana. Durante esse processo, G.H. pisa em uma barata - tal ato poderia ser passível de esquecimento, mas acabou se tornando um momento de epifania para a escultora. Diante do inseto, G.H. reflete sobre a perda de sua identidade e questiona as convenções sociais que aprisionam o feminino até os dias de hoje.

[08/04/2024 09:00:00]