Livraria Saraiva fecha mais sete lojas em um único dia
PublishNews, Guilherme Sobota, 05/07/2023
Nova leva de encerramentos é a segunda dentro de poucas semanas

Rede permanece agora com 11 lojas físicas no Brasil | © Luciana Sousa
Rede permanece agora com 11 lojas físicas no Brasil | © Luciana Sousa
Após anunciar o encerramento das atividades de 13 lojas entre maio e junho, a rede de livrarias Saraiva fechou sete outros pontos de venda na segunda-feira (3). Em fato relevante divulgado ao mercado, a varejista – inserida em um imbróglio judicial cujos últimos desdobramentos envolvem a acusação de uma ata de reunião supostamente falsa – comunicou o novo movimento.

"(A Saraiva) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que, em linha com o seu plano de reestruturação da rede e sem prejuízo da análise de viabilidade econômica do park de lojas remanescentes, encerrou 7 (sete) de suas lojas no dia 3 de julho de 2023", diz o texto.

As lojas fechadas pela Saraiva foram:

  • Loja Shopping Osasco/SP
  • Loja Shopping Vila Velha/ES
  • Loja Shopping Belém/PA
  • Loja Shopping ABC Plaza/SP
  • Loja Shopping Norte/RJ
  • Loja Shopping Juiz de Fora/MG
  • Loja Shopping Passeio das Águas/GO

Há três semanas, a rede informou que Marcos Guedes não é mais o CEO. Ele permanece como membro do Conselho de Administração.

A empresa divulgou em maio os resultados do seu primeiro trimestre de 2023. Na ocasião, a rede de livrarias anunciou o fechamento de outras seis lojas em abril e que terminava o primeiro trimestre do ano com 31 lojas físicas. Agora, são 11.

Desde o início do ano, a Saraiva está em um imbróglio judicial, uma disputa entre acionistas e credores com a administração da empresa, com acusações de lado a lado. No início do ano, um grupo conseguiu algumas vitórias no âmbito da recuperação judicial ao adiar uma assembleia da empresa para solicitar explicações sobre contratos da Saraiva com a KR Capital.

A pressão era para que a companhia divulgasse ao mercado o inteiro teor do contrato que deu origem a um crédito de R$25 milhões para a KR Capital. Segundo a Saraiva, a situação foi esclarecida no âmbito do juízo, e a livraria sempre negou veementemente qualquer irregularidade nos contratos, mas os questionamentos por parte de acionistas e credores continuam.

A Saraiva também não anunciou quem vai assumir o cargo de CEO.

[05/07/2023 08:40:00]