Airton Souza e Bethânia Pires Amaro vencem o Prêmio Sesc de Literatura 2023
PublishNews, Redação, 24/05/2023
20ª edição do consagrado prêmio escolheu a obra 'Outro outono de carne estranha', de Airton, como melhor romance e 'O ninho', de Betânia, como melhor livro de contos; obras serão publicadas pela Record

Airton Souza e Bethânia Pires Amaro
Airton Souza e Bethânia Pires Amaro
O Prêmio Sesc de Literatura anunciou nesta quarta (24) os vencedores da sua edição de 2023. O livro Outro outono de carne estranha, do paraense Airton Souza, foi escolhido como melhor Romance; e O ninho, de autoria da pernambucana radicada em São Paulo Bethânia Pires Amaro, foi o selecionado da categoria Conto.

O Prêmio Sesc de Literatura completa 20 anos em 2023, sendo considerado um dos mais importantes e consagrados no reconhecimento de escritores estreantes. Os dois livros serão lançados em novembro pela editora Record, parceira do Prêmio Sesc desde a sua criação.

A história de Outro outono de carne estranha remonta os anos 1980, no final da ditadura, quando dois homens se encontram e se apaixonam em pleno garimpo de Serra Pelada, onde relacionamentos homoafetivos eram proibidos, segundo a lei não escrita do lugar.

A violência, a paixão, o amor, a intervenção do Estado e a busca desenfreada pelo ouro se interconectam na paisagem árida, incluindo até o cabaré local, que foi inspirado na própria vivência do autor, Airton Souza. O escritor passou parte da infância em uma dessas casas de prostituição de propriedade de uma tia e do pai, um piauiense que se mudou para o Pará em busca da riqueza do metal. “A minha escrita é uma forma de pagar uma dívida afetiva e de retratar esse ambiente complexo que existiu no Brasil daquela época e que pode continuar a coexistir até hoje nos garimpos espalhados por essa imensa Amazônia”, relembra Airton.

Já os contos de O ninho dissecam as relações familiares sob a ótica feminina e buscam dessacralizar a casa como um lugar idílico e de segurança afetiva, “normalmente retratada assim nas postagens de famílias perfeitas das mídias sociais”, explica Bethânia Pires Amaro.

“Queria mostrar a quem lê, e que muitas vezes vive distúrbios alimentares, abusos e racismo em solidão atrás de quatro paredes, que essa pessoa não está só”, descreve a autora, que viveu a infância no interior da Bahia e em Salvador, onde percorria sebos e bibliotecas para ler tudo o que encontrasse de interesse naquelas estantes.

A comissão final que selecionou o Romance foi composta pelos escritores Joca Reiners Terron e Suzana Vargas e a de Conto pelos também escritores Giovana Madalosso e Sérgio Rodrigues.

Neste ano, o Prêmio Sesc de Literatura recebeu 1495 inscrições, das quais 770 foram na categoria Romance e 725 em Conto.

[24/05/2023 12:00:00]