A Feira do Livro 2023 vai levar Itamar Vieira Jr., Jericho Brown e Richard Zenith para o Pacaembu
PublishNews, Redação, 28/04/2023
Evento da Associação Quatro Cinco Um e Maré Produções se prepara para ocupar pela segunda vez a praça Charles Miller, em São Paulo, entre os dias 7 e 11 de junho

Feira do Livro 2023 deve reunir 130 expositores e mais de 50 autores e autoras | © Lia Lubambo
Feira do Livro 2023 deve reunir 130 expositores e mais de 50 autores e autoras | © Lia Lubambo
Poesia norte-americana, ficção brasileira e literatura portuguesa são alguns dos destaques já anunciados da programação de autores desta edição d’A Feira do Livro, que terá a participação de Itamar Vieira Jr., Jericho Brown e Richard Zenith. O evento – promovido pela Associação Quatro Cinco Um e pela Maré Produções – se prepara para ocupar pela segunda vez a praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo, entre os dias 7 e 11 de junho de 2023, no feriado de Corpus Christi.

O evento terá, segundo a organização, cerca de 130 expositores e em torno de 50 autores e autoras participando de mesas e debates, com entrada gratuita.

O arquiteto Álvaro Razuk e o editor Paulo Werneck, diretores d’A Feira do Livro, apostam na ocupação pelo público leitor de um espaço urbano normalmente dedicado aos carros. Werneck considera fundamental o nexo entre o patrimônio histórico e essa nova cena cultural, que segundo ele “deve ser protegida por políticas públicas voltadas à bibliodiversidade, assim como defendemos o legado arquitetônico da cidade”. Em seu projeto, Razuk buscou criar uma “cidadela de livros” no qual os leitores percorram as “ruas” formadas entre as tendas de expositores.

Os debates acontecerão em dois palcos: o Auditório da Praça, montado diante da fachada do Estádio do Pacaembu, e o Auditório Armando Nogueira, do Museu do Futebol.

Entre as novidades desta edição está o podcast d’A Feira do Livro — o programa vai publicar os debates na forma de episódios de podcast, para levar as conversas para além dos limites da praça. Na programação, estão previstas oficinas, sessões de autógrafos, contação de histórias e outras atividades ligadas ao livro à leitura.

Modelo de negócio

Realizada em modelo sem fins lucrativos, segundo nota, a edição de 2022 foi viabilizada por meio de parcerias institucionais — além da contribuição dos expositores e do público, o evento teve apoio do Museu do Futebol, da Allegra Pacaembu, da Embaixada da França, do Instituto Serrapilheira, da Japan House São Paulo, do Instituto Vagalume, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e de outras empresas, instituições e projetos culturais.

Para 2023, a Feira prevê uma expansão das parcerias e a adesão de mais expositores e patrocinadores. A edição deste ano manterá a escala e o perfil de evento aberto e gratuito. As novidades sobre a estrutura, a relação dos expositores e os espaços de programação devem ser anunciadas nas próximas semanas.

Autores confirmados para A Feira do Livro 2023

Geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Itamar Vieira Junior venceu dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti com o romance Torto arado (Todavia, 2018), um dos maiores sucessos da literatura brasileira das últimas décadas, tendo sido traduzido em mais de vinte países. Nascido em Salvador, em 1979, Itamar leva à Feira o seu segundo romance, Salvar o fogo (Todavia), saga de uma família de raiz afro-indígena em povoado do Recôncavo baiano que resiste a desmandos da Igreja e descaso do Estado. A presença de Itamar n’A Feira do Livro tem apoio da editora Todavia.

O poeta Jericho Brown (Louisiana, Estados Unidos, 1976) recebeu uma série de reconhecimentos por seus livros, como a Guggenheim Fellowship, o American Book Award e o National Endowment for the Arts. É professor de escrita criativa na Universidade Emory, em Atlanta. Em 2020, ganhou o Prêmio Pulitzer de poesia pela coletânea A tradição, que em maio ganha edição brasileira pelo Círculo de Poemas, com tradução de Stephanie Borges. A presença de Jericho Brown n’A Feira do Livro tem apoio do Círculo de Poemas.

Richard Zenith nasceu em Washington, em 1956, e vive desde 1987 em Lisboa. Escritor, tradutor, pesquisador e crítico, é o organizador da coleção das obras de Fernando Pessoa na Companhia das Letras, que também publicou a sua Fotobiografia de Fernando Pessoa. Em 2012, foi laureado com o prestigioso Prémio Pessoa. Zenith vai apresentar no Pacaembu o lançamento da monumental Pessoa, uma biografia (Companhia das Letras). A presença de Zenith n’A Feira do Livro tem apoio do Instituto Camões.

Quem faz A Feira do Livro

Associação Quatro Cinco Um é uma organização sem fins lucrativos dedicada a levar o livro para o centro do debate na sociedade brasileira. Seus principais projetos são a revista de crítica de livros Quatro Cinco Um, que tem edição impressa, digital, em podcasts e newsletters, a editora de livros Tinta-da-China Brasil, com foco em literatura e ensaio, e o festival literário A Feira do Livro, criado em parceria com a Maré Produções Artísticas no Pacaembu, em São Paulo.

Maré Produções é um escritório de arquitetura especializado em exposições e feiras culturais. Entre as suas realizações recentes está a exposição internacional Amazônia, de Sebastião Salgado.

Serviço

A Feira do Livro
Data: de 7 a 11 de junho
Local: Praça Charles Miller – Pacaembu – São Paulo/SP
Entrada Gratuita

[28/04/2023 10:10:00]