Varejo de livros inicia 2023 com leve aumento no faturamento, aponta Nielsen
PublishNews, Talita Facchini, 16/02/2023
Primeiro Painel do Varejo de Livros de 2023 mostra aumento de 1,95% no valor mas queda de 5,38% no volume de livros comercializados

Leitura Shopping Del Rey | © Gabi Soutto Mayor
Leitura Shopping Del Rey | © Gabi Soutto Mayor

A Nielsen Book e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) divulgaram os números do primeiro Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023. Durante o período de 2 a 29 de janeiro deste ano, o faturamento foi 1,95% superior quando comparado ao mesmo período de 2022, porém o volume de livros comercializados foi 5,38% menor.

Em números reais, o primeiro período de 2023 apresentou um faturamento de R$ 263,83 milhões contra R$ 258,79 milhões em 2022, e um volume de 5,23 milhões contra 5,53 milhões.

O ano também começa com um número de ISBNs inferior a 2022: 150.053 ante os 152.274 vistos no ano passado. Uma queda de 1,46%.

“É importante fazer uma pequena viagem no tempo, neste mesmo período do ano passado. O número apresentado naquela ocasião (crescimento de 22,43% em volume e 20,03% em valor) não só traduzia uma forte retomada às atividades de consumo, mas com isso também impunha um patamar alto de comparação para os próximos períodos. E aqui estamos no tempo presente olhando para um número que é objetivamente negativo, mas que precisa ser tratado com uma lupa mais atenta”, analisa Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book do Brasil.

O maior aumento, no entanto, ficou no preço médio do livro que apresentou uma variação positiva de 7,75% e fechou esse primeiro período com o valor de R$ 50,40. Além disso há um desconto médio menor de 4,5%, fatores que colaboraram para a positividade no faturamento, mesmo com um volume menor.

Cauteloso, Dante Cid, presidente do SNEL, destaca que apesar do resultado negativo em volume e em valor real, ainda é cedo para apontar tendências. “Especialmente considerando-se que o período equivalente do ano anterior foi de um crescimento acima do normal, em vista do retorno dos didáticos”, conclui, em nota.

As campanhas dos varejistas em torno do “Volta às Aulas” influenciaram o bom desempenho de livros didáticos. O gênero Infantil, juvenil e educacional apresentou um aumento no faturamento de 1,54 p.p., passando a representar 36,67% do setor ante os 35,12% vistos em 2022. A categoria também teve um aumento no preço médio de 14,34%, contribuindo para o crescimento do preço médio total do mercado.

O gênero Ficção – que durante o ano passado inteiro apresentou crescimento – começa 2023 com uma leve queda de 0,08 p.p., mas em contrapartida teve um aumento no preço médio na ordem de 8,13%.

Metodologia

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados on-line e atualizados semanalmente.

As varejistas monitoradas pela Nielsen são: A Página Livraria, Amazon.br, Americanas, Americanas.com, BIG BIG, Bom Preço, Carrefour, Cultura, Curitiba, Disal, Escariz, Extra, Leitura, Livraria da Vila, Livraria Loyola, Magazine Luiza, Martins Fontes, Nobel, Pão de Açúcar, Saraiva, Shoptime, Submarino.

Clique aqui para conferir o primeiro painel de 2023.

[15/02/2023 17:50:00]