Assembleia da Saraiva é adiada após impasse sobre informações
PublishNews, Guilherme Sobota, 09/01/2023
Acionista afirma que empresa não divulga dados sobre contrato milionário com empresa ligada ao CEO da rede

Livraria Saraiva: impasses | © Humberto Sousa
Livraria Saraiva: impasses | © Humberto Sousa

Uma Assembleia Geral Extraordinária da Saraiva Livreiros S.A. marcada para esta terça-feira (10) foi adiada após uma decisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O colegiado da CVM acatou um pedido da acionista Alyssa Bruscato, detentora de 15% do capital social com direito a voto na empresa. A decisão foi motivada por discordâncias relacionadas à transparência na governança da empresa, que busca formas de retomar seus investimentos após o processo de recuperação judicial.

A acionista busca a divulgação do teor de um contrato com a KR Capital, empresa que fez a restruturação operacional da Saraiva em 2021 e que atualmente trabalha na renegociação das dívidas. O contrato deu origem "a um crédito de um credor pós-concursal, crédito esse que decorria de supostos êxitos alcançados em negociações ocorridas durante a recuperação judicial", afirma um comunicado divulgado à imprensa nesta segunda-feira (9). "Esse credor é a empresa KR Capital, ligada ao CEO da Companhia, Marcos Guedes", diz a nota. O crédito seria de R$ 25 milhões em ações da Saraiva, "contra" a empresa.

A família Saraiva, controladora da empresa, teria negado pedidos dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal para uma auditoria nos referidos contratos.

A KR Capital realiza renegociações das dívidas da empresa, transformando as dívidas em ações – conforme o CEO da Saraiva, Marcos Guedes, vem dizendo em entrevistas há alguns meses. O impasse agora se dá também por conta do modelo dessa negociação, diz Alyssa na nota.

"Centenas de credores acabaram de receber ações com deságio de 80% e lockup de três anos para conversão de forma irrevogável e irretratável de seus créditos com a Saraiva”, declara. “Agora querem emitir quase que a mesma quantidade de ações preferenciais que serão entregues à KR Capital, empresa ligada ao atual CEO da Companhia, Marcos Guedes, sem deságio ou lockup, por serviços prestados ao longo de meses”, pondera. “Será que esses credores que optaram em virar sócios da Saraiva sabiam da existência desse contrato e da vontade do Conselho de Administração em transformar a KR Capital, empresa ligada ao atual CEO da Companhia, Sr. Marcos Guedes, no maior acionista individual da Companhia?”, indaga a acionista.

Em nota, a Saraiva e a KR Capital afirmam que a contratação da KR Capital "foi realizada em dezembro de 2020 pelo antigo Conselho de Administração independente, sempre em conformidade com os mais rigorosos padrões de governança".

"A aprovação dos valores a pagar pelos resultados alcançados pela KR foram aprovados à época pelo CA de forma independente", prossegue a nota.

Mesmo com ressalvas da Área Técnica da CVM, que dizia que os documentos não seriam necessários para a realização da Assembleia, o Colegiado da CVM decidiu adiar a realização da AGE pelo prazo de 21 dias contados da disponibilização das informações pela empresa.

Leia a decisão do Colegiado da CVM.

Leia a nota da Saraiva e da KR Capital na íntegra:

"A Livraria Saraiva esclarece que a contratação da KR Capital foi realizada em dezembro de 2020 pelo antigo Conselho de Administração independente, sempre em conformidade com os mais rigorosos padrões de governança. A aprovação dos valores a pagar pelos resultados alcançados pela KR foram aprovados à época pelo CA de forma independente.

A KR foi contratada por ser especialista há mais de 20 anos em assessoria para ativos em distress, incluindo recuperações judiciais. Toda a contratação e a prestação de serviços foi firmada entre as partes sempre alinhada às melhores práticas de governança.

A companhia ressalta que preza pela transparência de seus negócios e que tanto seus acionistas, como a CVM, são devidamente informados sobre todas as movimentações da empresa.

Nesta fase final da recuperação judicial, a Saraiva segue com disciplina a execução do seu planejamento, negociando sua dívida pós-concursal sistematicamente para redução do impacto de caixa no curto prazo. Até o momento, a renegociação com grande parte dos credores resultou em parcelamento da dívida em longo prazo, sem juros e, em outros casos, na conversão do total da dívida em ações da companhia.

A respeito do adiamento da AGE que seria realizada dia 10/01, a Saraiva informa que deverá ocorrer no prazo de 21 dias e não gera qualquer risco e/ou ameaça ao cumprimento do atual Plano de Recuperação Judicial da Saraiva."

[09/01/2023 17:10:00]