O Projeto Conexão Livraria, lançado em julho do ano passado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com as distribuidoras Loyola, Catavento e Inovação, tem como objetivo utilizar a estrutura, processos e tecnologia de um grande e-commerce aliada à disponibilidade e à logística das distribuidoras para que pequenos comerciantes tenham a mesma experiência e competitividade no mercado editorial e consigam ter acesso a um maior número de compradores.
Ao receber a premiação, Vitor Tavares, presidente da CBL, destacou a importância das livrarias físicas. “É uma grande satisfação receber este importante prêmio da IPA. É o reconhecimento das livrarias físicas como disseminadoras de conhecimento por meio do livro. Temos que fortalecer as pequenas e médias livrarias em todos os países. Quando uma livraria encerra suas atividades são apagadas as luzes do conhecimento e o acesso ao livro se torna menor. Vida longa às livrarias”, comemorou.
Sobre o Projeto Conexão Livraria
Além de utilizarem a tecnologia e a segurança nos meios de pagamento, que um grande nome do comércio eletrônico possui, as livrarias participantes do Projeto Conexão Livraria contam com a logística das distribuidoras, que cuidam da operação. As livrarias ficam conectadas como associadas e recebem a remuneração em comissão pelas vendas, por meio de um link personalizado.
O projeto teve início com o Mercado Livre, mas pode se estender a outros gigantes do e-commerce, inclusive sendo replicado em outras partes do mundo.