9ª Miolo(s) faz crescer maior acervo de publicações independentes do Brasil
PublishNews, Guilherme Sobota, 09/11/2022
Feira recebeu 6,3 mil pessoas no fim de semana na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, com alto índice de renovação das editoras participantes

Feira Miolo(s) 2022 recebeu cerca de 6,3 mil pessoas | © Ayumi Kobayashi Ranzini
Feira Miolo(s) 2022 recebeu cerca de 6,3 mil pessoas | © Ayumi Kobayashi Ranzini
Além de garantir um passeio de muita qualidade um fim de semana por ano em São Paulo, a Feira Miolo(s) vem contribuindo para a formação do maior acervo de publicações independentes contemporâneas do país. Na última edição, realizada no fim de semana dos dias 05 e 06 de novembro, mais de 300 publicações foram doadas à Biblioteca Mário de Andrade – que recebe a Feira desde sua criação – e passam a fazer parte do Acervo Miolo(s). É assim desde 2014: as publicações são identificadas como doações da feira e passam a ser dirigidas ao setor equivalente dentro da biblioteca (obras raras, periódicos, livros, etc). A identificação então cria o Acervo, que hoje conta com mais de mil livros, muitos deles raros e difíceis de encontrar em outros locais, nos diferentes setores da instituição.

Ao longo dos dois dias, 6,3 mil pessoas visitaram a Miolo(s), em seu retorno à edição física. Foram mais de 190 editoras, e metade (48%) participou pela primeira vez da Feira. Foram casas de todas as regiões do Brasil (13 estados e Distrito Federal) e de três outros países (Argentina, Colômbia e Uruguai).

"Durante a pandemia, a Miolo(s) seguiu viva, tivemos duas edições virtuais muito potentes. A volta do presencial, sem esquecer das ações digitais, foi marcante", diz ao PublishNews a editora da Lote 42 e curadora da feira, Cecilia Arbolave. "Mostra como a cena de arte impressa tem vigor junto ao público, que compareceu em peso".

Segundo a editora, um dos destaques desta edição foi a chamada Sala Silenciosa, no 2º andar, que virou uma espécie de túnel gráfico com editoras mais ligadas a prints e gravuras de grandes formatos. Foi o setor mais frequentado do evento, em sua estreia como parte da Miolo(s).

[09/11/2022 10:40:00]