Livros brasileiros são furtados em Frankfurt
PublishNews, Redação, 26/10/2022
Os títulos da Lote 42 desapareceram na manhã de domingo (23), último dia da feira, e entre as obras estavam alguns exemplares raros da editora, como 'Modo avião' e alguns livros da coleção 'Gráfica particular'

Durante a Feira de Frankfurt, o Brasil, infelizmente, não teve apenas alegrias. Mesmo com o saldo positivo do evento, furtos de livros foram registrados no estande brasileiro. O ato aconteceu provavelmente no domingo de manhã (23), último dia do evento, quando as atendentes alemãs contratadas pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) relataram o desaparecimento das obras. Os livros que sumiram eram do projeto Brasil em Quadrinhos, da Lote 42 / Banca Tatuí, uma das editoras paulistas que receberam o apoio financeiro e operacional do CreativeSP para irem a Frankfurt.

“Foram furtados 18 exemplares, 17 títulos no total”, disse João Varella, jornalista fundador da editora. Em conversa com o PN, ele afirmou que o valor monetário foi de R$ 857,90 e a perda tem peças raras da editora. Alguns dos livros furtados já identificados foram Modo avião, livro que teve tiragem única com costura artesanal e ilustrações de 1 metro de largura; alguns livros da coleção Gráfica Particular, que já estavam esgotados na editora; o livro O, de Gustavo Piqueira; e o título Fachadas, de Rafael Sica.

Apesar desse acontecimento, João reiterou que a participação brasileira foi excelente e que, mesmo que esse fato lamentável tenha ocorrido, a bagagem foi positiva para o mercado editorial brasileiro.

[26/10/2022 09:00:00]