Conferências relacionam obra de Marcel Proust com a atualidade
PublishNews, Redação, 11/10/2022
Ciclo no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP tem eventos presenciais a partir do dia 19/10, sempre as quartas-feiras, com nomes como Olgária Matos, Jorge Coli e Bernadete Marantes

Marcel Proust | © Divulgação
Marcel Proust | © Divulgação
Para marcar os 100 anos de morte de Marcel Proust (1871-1922), o CPF - Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP (Rua Dr. Plínio Barreto, 284, Bela Vista, São Paulo / SP) organiza um ciclo de conferências sobre a obra do escritor francês. Haverá participação de grandes nomes de ciências humanas e das artes, como Olgária Matos, Jorge Coli, Aldo Urbinati, Sílvio Rosa Filho e Bernadete Marantes, em encontros presenciais, com curadoria de Brunno Almeida Maia. O ciclo está com inscrições abertas, neste link.

Os eventos do Ciclo de conferências "A atualidade de Marcel Proust" estão marcados entre os dias 19 de outubro e 30 de novembro, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h. Os temas propostos nas discussões incluem amor, moda, romance moderno, pintura, arquitetura e a noção da experiência no tempo nas sociedades contemporâneas. A reflexão crítica vai contemplar as principais obras de Proust traduzidas para o português, entre elas os sete volumes que compõem o projeto da Recherche (Em busca do tempo perdido), obras-primas do modernismo publicadas entre 1913 e 1927. A proposta para os debatedores é estabelecer possíveis relações da maneira como Proust abordava esses temas no romance com a contemporaneidade dos dias atuais.

Segundo o curador Brunno Almeida Maia, pesquisador em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), professor convidado da Escola de Comunicação e Artes da USP, do Senac SP e da FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado , "pensar a atualidade de Proust exige contrapor o tempo quantitativo da produção e do consumo nas sociedades capitalistas do século 21 com o tempo qualitativo da experiência pela memória", citando temas do autor francês como a fragilidade da condição humana, esperança e desilusão, dor e alegria.


[11/10/2022 12:00:00]