Resultados da Pesquisa Conteúdo Digital saem nesta quinta-feira (1º)
PublishNews, Redação, 30/06/2021
Pesquisa aponta o quanto editoras brasileiras faturaram com a venda de e-books e audiolivros

Pesquisa mostra o quanto editoras brasileiras faturaram com a venda de e-books e audiolivros | © Vicenzo de Bernardo \ Shutterstock
Pesquisa mostra o quanto editoras brasileiras faturaram com a venda de e-books e audiolivros | © Vicenzo de Bernardo \ Shutterstock

Há fortes sinais que de que o consumo de livros nos formatos digitais mudou de patamar no último ano por conta da pandemia. Já em maio de 2020, Marcelo Gioia, country manager da Bookwire no Brasil, apontava que, nos 49 primeiros dias de isolamento, a agregadora digital tinha distribuído 9,5 milhões de unidades, o que representava, naqueles poucos dias, 80% de tudo o que foi movimentado ao longo de 2019. Gioia disse isso em uma entrevista ao PN. Na mesma entrevista, ele ressalva que muitos desses livros faziam parte de campanhas de gratuidade.

Mais tarde, em novembro, a Bookwire lançou um relatório mostrando o impacto da pandemia no consumo de livros digitais no Brasil. O documento foi realizado pelo consultor austríaco Rüdiger Wischenbart e uma das principais conclusões era que havia mudanças relevantes no comportamento do consumidor deste formato ao longo dos oito primeiros meses de 2020. Na época, Rüdiger explicou: "Vimos que no Brasil a crise serviu de catalisador na aceleração de uma tendência já existente em direção à transformação digital. O mercado editorial digital no Brasil foi impactado de forma relevante pela pandemia da covid-19”.

Agora, quem acompanha o setor editorial poderá ver, em números e cifras, o quanto esses fenômenos apontados pela Bookwire impactaram efetivamente a indústria editorial brasileira. É que nesta quinta-feira (1º), a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Nielsen apresentam os resultados da Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro ano-base 2020.

É o segundo ano que a pesquisa é realizada. No ano passado, o estudo (referente a 2019) apontou que as editoras brasileiras faturaram R$ 103 milhões com a venda de livros nos formatos e-book e audiobooks. A cifra representava crescimento de 140% em relação ao que foi apurado pelo Censo do Livro Digital, realizado em 2016.

A apresentação dos resultados será transmitida pelo YouTube da Câmara Brasileira do Livro a partir das 10h.

[30/06/2021 10:00:00]