Publicidade
Publicidade
Receita molhada
PublishNews, Luciana Pinsky, 16/03/2020
O que nos mantém vivos? Qual é a receita? Em tempos de álcool gel, uma crônica que foge do coronavírus.

© Thomás Camargo Coutinho
© Thomás Camargo Coutinho
Você é constantemente assediado, eu sei. As mulheres fazem propostas das mais diversas, entendi. Já ofereceram dinheiro, amor eterno, filhos, casamento em diferentes latitudes, noites tortas, dias divertidos... não lhe faltam convites, enfim. Se decorosos ou não, dependem do seu gosto. Se aceitos ou não, dependem dos seus cálculos. Assim suas vaidades são preenchidas, quais as fendas do Muro das Lamentações com papeizinhos de diferentes formatos e pedidos.

Por que, então, se preocupar com a forma física, como eu insisto? Acordar cedo, entrar na água, sentir o esforço em cada movimento? No início, a braçada será torta, meio fora de ritmo. Ao girar o rosto para respirar, o ar não entrará livremente. As pernas, pouco exigidas em tantos anos, ficarão ressentidas pela solicitação inesperada e deixarão isso bem claro. E com as costas tudo pode acontecer: de mero enrijecimento a travamento completo. No entanto, prometo, depois de algumas semanas, pernas, braços, costas e respiração entram em harmonia e você sentirá até desejo de madrugar nos braços não de morenas, ruivas e loiras, mas de uma piscina de 25 metros cuidadosamente aquecida a 28 graus.

Calma. Sei que teme que o esporte trague sua energia até então investida em outros prazeres. Isso não acontecerá, pois você é quem você é. Será o mesmo com menos gordura, mais serotonina, músculos e sono à noite. Se perder uma oportunidade ou outra em lençóis interessantes na madrugada, certamente ganhará mais admiradoras na luz do dia. E aceitará, de bom grado, os meus parabéns. Afinal, fiz juramento de Hipócrates. Quero você vivo.

© Marcos IssaLuciana Pinsky é editora da Contexto, escritora e jornalista. Publicou o romance Sujeito oculto e demais graças do amor (Record) e mantém seu blog de crônicas. Há dois anos publica uma coluna sobre livros infantis no site Boraí.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre a percepção que cada pessoa sobre o tempo
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Na crônica deste mês, Luciana Pinsky ​relata o primeiro contato de uma criança com a morte
Na crônica do mês, Luciana Pinsky imagina um futuro incerto: um diálogo entre mãe e filho
Em sua crônica do mês, Luciana pergunta: A luta diária pelo fim do pó terá final feliz?
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras escritas por Beatriz Misaki e pelo streamer e youtuber Baka Gajin
'Buruna', escrito por Beatriz Misaki, conta a história de uma brasileira descendente de japoneses e que passa por um confuso processo de se entender enquanto pessoa amarela
Publicado pela Uiclap, 'Mihail' se destaca por sua abordagem única da inteligência artificial, Cyberpunk e ficção científica
Com 30 mil leilões realizados, Vera Nunes é referendada por colecionadores e concorrentes como a mais importante negociante de livros raros em atividade no Brasil
Gerente comercial da HarperCollins Brasil foi premiado na 8ª edição do Prêmio PublishNews
Eu escrevo literalmente o que está em meus nervos.
Elfriede Jelinek
Escritora austríaca
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar