Apanhadão: Marcelo D’Salete vence o Prêmio Eisner
PublishNews, Redação, 23/07/2018
E mais: Editoras lançam livros sobre Hilda Hilst. Homenageada da Flip também será celebrada em Sidney e livrarias de rua desafiam as grandes redes

Neste final de semana, o Estadão trouxe a notícia de que o quadrinista brasileiro Marcelo D’Salete venceu o Prêmio Eisner, considerado o "Oscar dos quadrinhos", na categoria melhor publicação estrangeira nos EUA com o livro Cumbe (Veneta). A obra narra histórias de africanos trazidos ao Brasil para trabalhar como escravos. O jornal também fez uma lista com todos os livros sobre Hilda Hilst, a homenageada da Flip deste ano, lançados por editoras como Companhia das Letras, Nova Fronteira, L&PM, e-galáxia, Quelônio e Edições Sesc.

Já que essa é a semana da Flip, a coluna da Babel falou um pouco mais sobre a programação paralela da festa literária. Um dos destaques será o pré-lançamento de Lula Livre / Lula Livro, título da antologia organizada por Ademir Assunção e Marcelino Freire com contos, poemas, crônicas e cartuns feitos por 80 autores em defesa do ex-presidente. A Painel das Letras deu destaque para o livro Ten Steps to Nanette (Dez Passos para Nanette), comprado em pre-empt pela Intrínseca. A obra é escrita pela australiana Hannah Gadsby, que se tornou um fenômeno global com Nanette, show de humor exibido na Netflix em que fala sobre sexualidade, machismo, violência e anuncia sua aposentadoria da comédia. Na obra, a humorista rememora histórias que não contou no programa.

A Veja São Paulo trouxe em sua capa esta semana uma matéria falando sobre as livrarias de rua e como elas desafiam as grandes redes e movimentam bairros. Com propostas diferenciadas e atendimento personalizado, há as que fidelizam clientes e viram um local de encontro, com programações que ultrapassam o comércio, função a que são originalmente destinadas. Segundo levantamento da Associação Nacional de Livrarias, existem na metrópole 300 estabelecimentos do gênero

N’O Globo, Ancelmo Gois contou que Hilda Hilst também será celebrada em Sidney, na Austrália, com uma peça escrita por um brasileiro. Obscene Madame D, dirigida por Carlos Gomes, é inspirada no livro A obscena Senhora D (1982), de Hilda, que conta a história de uma mulher de 60 anos que “desaprende a conceder”.

[23/07/2018 08:00:00]