Publicidade
Publicidade
Sobre quando eu parei de trabalhar com livros digitais
PublishNews, Camila Cabete, 05/07/2018
Em sua coluna, Camila conta como deixou de ser só 'publishers relations da Kobo' para ser também 'especialista em inovação no mercado editorial'

Pois é, minha vida de e-book acabou. Sério, mas calma!

Comecei um MBA de Marketing numa instituição muito renomada e tive o prazer de estudar com o Professor Yogui... sim, poderia ser o Yoda, mas é Yogui mesmo. Ele deu a matéria sobre inovação e foi maravilhoso estudar o marketing com olhos na inovação. Vi, com uma surpresa imensa, que o mercado em geral já pensa à frente de seu tempo, que este é o certo, nada fora da curva. Me deparei com a realidade de que sou, na verdade, medíocre. Seria parte deste inconsciente coletivo? Nem melhor nem pior que ninguém, só uma mulher do meu tempo.

Conforme fui avançando no curso, com conhecimento formal de marketing, lendo os manda chuvas da disciplina, fui caindo numa real mais sombria... a realidade de que o mercado editorial que não vinha acompanhando todo o resto... Ficamos num gueto, isolados.  

Análise SWOT, curva de vida de um produto, ficava somente aplicado na curva de vida de um livro. Saía um da lista, entrava outro e assim sucessivamente. As mesmas máximas que já foram há muito ultrapassadas, sendo aplicadas ainda no mundo editorial...ou você nunca ouviu a palavra canibalização aplicada à venda de e-books? 

Vi que o marketing de Henry Ford ainda estava em moda no meu mercado, que é um mercado direcionado ao produto (livro, ai o cheiro do livro... ah mas o livro...) e não ao cliente, como é o que se vê hoje, com uma visão mais colaborativa... 

No final do curso, meu professor chegou pra gente e perguntou sobre o nosso LinkedIn... O que você escreve como título no seu perfil? Geralmente colocamos a empresa e o cargo que você tem, certo? Errado. Ele me mostrou que somos muito mais que os CNPJs que empunhamos... que mesmo eu trabalhando na Kobo como Publisher relations, eu trabalhava mesmo era com inovação. Mantive meus títulos, experiências e empresa do coração. Mas minha especialidade mesmo não era SÓ ser funcionária.

E foi assim que troquei meu título no LinkeIn e que causou uma confusão, quando todos vieram ver o que tinha acontecido e inclusive meu chefe me perguntou se estava tudo bem.... Só tinha assumido uma relação há muito preterida. 

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e instagram) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, a Gato Sabido, além de ser a responsável pelo pós-venda e suporte às editoras e livrarias da Xeriph, a primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Hoje é a Brazil Senior Publisher Relations Manager da Kobo Inc. e é a parceira da Beatriz Alves no podcast As Desqualificadas pela Central 3.

O LinkedIn da Camila pode ser acessado aqui.

[05/07/2018 08:00:00]
Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
'Onde encaixaríamos o material didático na realidade que os alunos vivem hoje? O material didático deveria ser fluido, mutável.... como a web', defende Camila Cabete na sua coluna de hoje
Camila Cabete é curta e grossa na sua coluna de hoje: colocar seus e-books numa única loja é 'uma atitude limitante e nada sustentável'
Nessa semana, Camila Cabete, a nossa colunista judoca, fala sobre competição: 'se alguma livraria digital vender muito, a gente vai acabar dividindo este mercado. É só fazer a lição de casa'.
Camila Cabete faz o seu balanço da Flip, que acabou no último domingo
'Não é porque é digital, que é automático': Camila Cabete usa sua coluna para listar algumas ações e alguns cuidados que todos editores de livros digitais deveriam ter
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em sua coluna, Paulo Tedesco fala sobre a importância de se preservar o legado literário
Cindy Leopoldo: as listas dos mais vendidos 'contém dados atualizadíssimos sobre o que é a literatura brasileira e até mesmo o que é ser brasileiro hoje'
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Marcio Coelho fala sobre as diferenças e semelhanças entre o livro e a barata e questiona: onde encontrar refúgio os problemas atuais? no primeiro ou no segundo?
Para Shatzkin, dois fatores colaboram para a crise da maior livraria nos EUA: as vendas, cada vez mais, acontecem via internet a autopublicação tira uma fatia importante do comercio tradicional
Estou convencido de que foi essa intimidade tão precoce com os livros que me levou a gostar de ler.
Fernando Morais
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar