Flipoços investe em parcerias e quebra recorde de público
PublishNews, Redação, 17/05/2018
Evento recebeu mais de 85 mil pessoas e as vendas também superaram a expectativa

© Bruno Alves
© Bruno Alves
A 13ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, abriu o calendário de festivais do gênero em grande estilo e encerrou sua programação com um recorde de público. Segundo levantamento feito pela GSC Eventos, empresa que organiza o festival, cerca de 85 mil pessoas passaram pelo evento, sendo que a expectativa era de 70 mil.

Durante nove dias, o Flipoços recebeu cerca de 80 atividades diferentes, mais de 100 escritores e artistas convidados e 80 expositores. O faturamento, de acordo com a organização, também foi maior que o do 2017, ultrapassando R$ 1,2 milhões em vendas de livros. Ainda em números, o Flipoços gerou este ano cerca de 200 empregos diretos e indiretos.

Em conversa com o PublishNews, Gisele Corrêa Ferreira organizadora e curadora do Flipoços acredita que o recorde do público tenha se dado pela insistência do evento. “Trabalhamos muito na formação de um público fiel no decorrer dos anos e nesta edição comprovamos que ele já está acostumado com o evento nesse período. Claro que a programação eclética e diversa e as parcerias também ajudaram muito, especialmente num ano em que a captação de recursos foi difícil”.

Sobre as parcerias, este ano o Flipoços contou com nomes como o Fondo de Cultura do México, a Incrível Máquina de Livros, projeto da Suzano Papel Pólen, a Edições Sesc SP, a Casa Philos e reforçou parcerias com os expositores, o Instituto Camões, o Sesc Flipocinhos, Senac e Tertúlia Artesanato. Segundo Gisele, é o conjunto de forças que faz o evento dar certo.

© Bruno Alves
© Bruno Alves

Com o tema “A literatura & os outros saberes”, o Flipoços recebeu autores como o dramaturgo Walcyr Carrasco, a atleta Joanna Maranhão, o rapper Dexter e escritores como João Pinto Coelho, Dany Wambire, Manuel Mutimucuio, Andrea Del Fuego, Patrícia Portela, o patrono Davi Arrigucci Jr., o escritor sulfuroso Luis Nassif, as escritoras Aline Bei, Giovana Madalosso, Gisele Mirabai, Luiza Romão, Ryane Leão, entre outros.

Como destaque do evento, Gisele citou a mesa sobre Literatura e artes plásticas, que contou com a presença dos descendentes Tarsila do Amaral e Ricardo Ohtake e do muralista Eduardo Kobra. “Nesse encontro, todos se conheciam pelos seus projetos, mas não pessoalmente e acabou sendo muito bacana. Percebi que a partir desse encontro pode ter muita parceria boa entre eles. E é exatamente isso que o Flipoços faz, realizar encontros inéditos e únicos, que faz com que as pessoas mais diferentes e inusitadas se encontrem”, contou.

© Bruno Alves
© Bruno Alves

Por fim, a curadora completa: “Só temos a agradecer a toda nossa equipe, os parceiros, os patrocinadores e colaboradores, que se empenharam ao máximo para nos ajudar a levar cultura a milhares de pessoas, de uma forma muito bonita e incansável”.

Flipoços 2019

O Flipoços 2019 já tem data definida – de 27 de abril a 5 de maio – e irá falar sobre a Valorização da literatura latino-americana. Para isso, Gisele adianta que a primeira coisa a se pensar para a próxima edição é fortalecer as parcerias. “A temática do Flipoços 2019 contribui muito para que a gente amplie e invista nas parcerias. Queremos continuar com as editoras parceiras e trazer as entidades livreiras”, contou ao PN.

[17/05/2018 09:00:00]