LER: 'O' evento literário do Rio
PublishNews, Talita Facchini, 16/05/2018
Em sua segunda edição, a LER - Salão Carioca do Livro pretende ser o principal evento do primeiro semestre e trará nos próximos quatro dias, uma programação intensa e diversa

Começa nesta quinta (17), a segunda edição da LER – Salão Carioca do Livro, evento que segue até domingo (20) e promete trazer uma programação ‘intensa’. São 305 nomes confirmados até agora, um elenco eclético que vai de escritores laureados a quadrinistas, blogueiros e atores, e mais de 250 atividades para o público escolher.

Em conversa com o PublishNews, Julio Silveira, curador do evento contou que a meta era trazer a maior quantidade possível de pessoas. “Saímos convidando todo mundo e a recepção foi muito boa. Começamos a trabalhar na LER deste ano com mais antecedência e a ideia é que seja ‘O’ evento literário do primeiro semestre”.

Para começar, a LER acontecerá na Biblioteca Parque do Estado (Av. Presidente Vargas, 1261 – Rio de Janeiro / RJ). Em uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, o evento resolveu contribuir no esforço de devolver a BPE aos leitores do Rio e marcará a reabertura da Biblioteca Parque ao público. “A biblioteca equivale ao Museu da Língua Portuguesa em São Paulo e tinha todo um movimento para trazê-la de volta. Para ajudar, nós fizemos reformas e agora ela está quase pronta para receber a LER por todo o espaço”, explicou Julio.

Biblioteca Parque do Estado | © Divulgação
Biblioteca Parque do Estado | © Divulgação

Quem for ao evento, terá a opção de escolher entre até nove atividades simultâneas em diferentes espaços. O Café do Livro Sesc irá abrigar as conversas entre os autores — como as de Conceição Evaristo com Henrique Rodrigues, Ilana Casoy com Raphael Montes e Maria Valéria Resende com Giovana Madalosso. O Palco da palavra Sesc receberá debates, apresentações individuais e lançamentos, como Mulheres do Brasil, a história não contada, de Paulo Rezzutti. O Espaço Cesgranrio trará conversas sobre grandes temas, como “Empoderamento feminino” (com Marcia Tiburi) e “Literatura e internet” (com Dinho França e Isabela Freitas), declamações e depoimentos de atores e ainda peças com clássicos brasileiros.

Já a área #Jovem Estácio será dos quadrinhos, da literatura e da cultura geek. Os leitores mais novos poderão também ver contações de história e outras atividades da área de Literatura Infantil. Roger Mello e Ana Maria Machado também irão se apresentar no espaço. O Palco Sarau Sesc será o espaço das declamações e slams de poesia e a área extra, o Palco aberto Sesc, foi criado para acolher eventos para grandes plateias, como o encontro de Eduardo Spohr e André Vianco. A LER terá ainda a Esquina do autor, com os lançamentos das mais de 20 editoras que estarão expondo no Salão.

A Amazon também garantiu seu espaço com o Salão digital Amazon, que realizará debates e palestras sobre assuntos atuais como “Fake News! Como combater as notícias falsas e os fatos alternativos na era da pós-verdade”, com Claudio Soares e Leo Cazes; e “Cinquenta tons de independência - o Boom dos romances eróticos”, com Ruby Lace, Catia Mourão e J. Marquesi. O espaço também contará com oficinas para autores independentes e painéis para o público interagir.

Julio Silveira com alguns dos autores que participarão do evento | © Divulgação / Facebook
Julio Silveira com alguns dos autores que participarão do evento | © Divulgação / Facebook

O evento também conta com a parceria do Skoob, rede social dos leitores, que realizará a "Mesa Skoob: autoras e leitores em rede" e a Estante Virtual, que estará coordenando uma campanha de arrecadação de livros que reforçarão o acervo das bibliotecas fluminenses.

Segundo Julio, a ideia da LER não é competir com outros eventos literários e sim acrescentar. “A Bienal foca no livro, a Flip no autor e nós no leitor. Preparamos uma programação diversa e dinâmica para que quem for ao evento saia de lá inspirado, querendo ler mais, escrever e discutir novos assuntos. Por isso oferecemos oficinas, palestras, saraus e temos uma programação tão extensa”, explicou.

Como o foco é no leitor, a LER também oferece gratuitamente oficinas e cursos para o mercado editorial, tanto para quem quer trabalhar com o livro quanto para quem quer escrever. Estão à frente das oficinas a LabPub, o NESPE (com os coordenadores Leandro Müller e Cibele Bustamante) e o Instituto Estação das Letras (com a presidente Suzana Vargas e escritores-professores como Ninfa Parreira e Susana Fuentes).

O evento também irá homenagear autores que formaram (e formam) gerações de leitores: Ziraldo, Ana Maria Machado, Roger Mello e Marina Colasanti.

Curadores

Além de Julio, o time de curadores da LER conta com nomes como o idealizador Jeronimo Vargas, Leandro Bellini, Veronica Lessa, Volnei Canônica, João Carpalhau, Matheus Baldi e Frini Georgakopoulos.

A LER acontece de 17 a 20 de maio, das 10h às 21h e a programação completa você confere clicando aqui.

[16/05/2018 10:00:00]