De olho nas operações de e-commerce, Luft lança distribuidora de livros
PublishNews, Leonardo Neto, 18/04/2018
Agrega nasce com a proposta de interligar diretamente o estoque da empresa e o consumidor final

Em 2016, a Luft, empresa que oferece soluções integradas nas áreas de logística, distribuição e armazenamento em segmentos como agricultura, saúde e varejo em geral, entrou de cabeça no mundo livro. Foi nesse ano, que a empresa que já fazia a operação logística da Amazon, comprou a Biblion e, com isso, passou a ter na sua cartela de clientes editoras como o Grupo Editorial Record, a Planeta e a Globo Livros. Com esse investimento, a Luft ganhava musculatura também na indústria do livro. 

Estrutura do Centro de Distribuição da Luft em Cajamar. São 41 mil m², área suficiente para 50 mil posições pallets | © Divulgação
Estrutura do Centro de Distribuição da Luft em Cajamar. São 41 mil m², área suficiente para 50 mil posições pallets | © Divulgação

De lá para cá, esse segmento avançou dentro da estrutura organizacional da empresa e hoje, a Luft mantém uma área de armazenamento de 41 mil m², com capacidade para 50 mil posições pallets e possibilidade de movimentar quatro milhões de exemplares (entre recebidos e expedidos) por mês, atendendo a quase 30 editoras no seu Centro de Distribuição (CD) de Cajamar, na Grande São Paulo. Além das editoras já citadas, a Luft passou a atender casas como Mundo Cristão, SM, LeYa e Zahar.

Diante desse avanço, a empresa achou que era a hora de ir além da armazenagem, transporte e operação logística e acaba de lançar a Agrega, o braço de distribuição de livros. A distribuidora nasce com vocação para o atendimento das operações de e-commerce e já chega trazendo como diferencial a infraestrutura operacional e de transporte da Luft, além da tecnologia desenvolvida para esse tipo de operação e integração, via sistema da F1, com os principais marketplaces do país (Amazon, B2W, Mercado Livre e Cnova).

“O que queremos é ter 100% do catálogo ativo das editoras que são nossas parceiras”, disse ao PublishNews Gustavo Barbosa, diretor comercial da Luft Solutions, área da empresa onde está inserida a operação de livros. Ele explicou que o propósito da Agrega é fazer uma ponte direta entre o estoque da editora (armazenado no CD de Cajamar) e o consumidor final, eliminando etapas desse caminho.

Para a editora, a Agrega promete reposição automática dos seus estoques, atuação compartilhada e otimizada e a redução de custos de expedição, transporte e devolução, que, nesse modelo, deixam de ser custos fixos e passam a ser custos variáveis, favorecendo o fluxo de caixa das editoras. E para o varejista (marketplace), a nova distribuidora aponta que a disponibilidade de estoque e preço são seus principais diferenciais competitivos.

Parcerias

A Agrega está em busca de fazer parcerias com players importantes em segmentos específicos do mercado editorial. É o caso das editoras universitárias, que encontram entraves históricos na distribuição de sua produção. Para isso, fechou com a JCastilho, de José Castilho Marques Neto, que tem feito a ponte entre as casas editoriais e a distribuidora. “A ideia básica dessa parceria é fazer construir um lugar que concentre uma grande representação das editoras universitárias, tornando viável um serviço de logística que respeite as possibilidades muito limitadas das editoras universitárias”, disse Castilho ao PublishNews. “A proposta é que as editoras depositem seus livros em Cajamar e que a Agrega faça todo o trabalho de distribuição e logística em condições normais de trabalho”, concluiu o consultor. Dessa parceria a Agrega já assumiu casas importantes como as editoras da Unicamp, Unifesp, da Universidade Federal da Bahia e da Unesp, esta última que já era cliente da Luft. Segundo Castilho disse ao PublishNews, outras 15 editoras universitárias devem assinar contrato com a distribuidora nos próximos dias.

Cristiano Baran, diretor geral da Luft, e Gustavo Barbosa, diretor comercial da Luft Solutions, área em que estão situadas as operações do mercado editorial dentro da empresa | © Divulgação
Cristiano Baran, diretor geral da Luft, e Gustavo Barbosa, diretor comercial da Luft Solutions, área em que estão situadas as operações do mercado editorial dentro da empresa | © Divulgação
Prêmio 

Junto com o nascimento da Agrega, a Luft foi reconhecida como a Melhor Logística para e-Commerce pelo Prêmio ABComm de Inovação Digital 2018. A indicação foi feita em votação pública e a empresa concorreu com grandes players do mercado. “Foi uma surpresa para nós, pois concorremos com empresas fortemente alicerçadas. Isso nos deixa extremamente contentes e demonstra o reconhecimento pelos nossos esforços. Isso nos estimula a continuar investindo em melhorias, colocando o cliente sempre como foco principal”, declarou Cristiano Baran, diretor geral da Luft Solutions em comunicado oficial.

[18/04/2018 11:06:00]