O que é do mercado japonês sem os mangás?
PublishNews, Leonardo Neto, 20/02/2018
Vendas desse tipo de publicação cai no País do Sol Nascente e isso afeta os números gerais do mercado japonês. Os e-books, no entanto, estão em alta. O Japão é o último país da série #PubMagNet.

Pelo terceiro ano consecutivo, vendas de mangás caem no Japão | © Justin Doub / Wikicommons
Pelo terceiro ano consecutivo, vendas de mangás caem no Japão | © Justin Doub / Wikicommons

Quando se fala em mercado editorial japonês, comumente, se pensa em mangás. Mas isso está mudando, segundo contou Hoshino Wataru, editor-chefe da BunkaNews que representa o Japão no PubMagNet, rede de jornalistas e analistas da indústria editorial global que se reuniu em Oslo no fim de janeiro. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa para Publicações e Livros, o faturamento da indústria de publicações no País do Sol Nascente caiu 6,9% em 2017. Em volume, a queda é de 9,7%. Pela metodologia do Instituto, estão nessa conta as vendas de livros e de revistas. Observando apenas as vendas de livros, a queda foi de 3% em valor e de 4,2% em volume.

E esse movimento para baixo, acreditem ou não, tem muito a ver com os mangás. Esse tipo de publicação (encarada pela metodologia do Instituto como revista e não como livro) teve uma queda de 13% na comparação com 2016. E essa é uma tendência que vem sendo notada, segundo disse Hoshino, há três anos.

O mercado de publicações digitais no Japão ainda é pequeno, estimado em 2,2 bilhões de yens, versus os 13,7 bilhões apurados com a venda de publicações impressas. Apesar disso, o digital vem crescendo. Na comparação com 2016, 2017 apresentou crescimento de 16% nos números gerais (incluindo as revistas digitais, além de e-books). Olhando especificamente para os e-books, o crescimento foi de 12,4%.

No entanto, esse crescimento não foi suficiente para superar as perdas com o impresso. De acordo com números apresentados por Hoshino, somando o que foi vendido em digital e no formato impresso, a queda (nos números gerais) é de 4,2%, totalizando 15,9 bilhões de yens.

Sobre a PubMagnet

Em 2017, o PublishNews realizou uma série de matérias especiais que mapearam o mercado de livros em seis países: Alemanha, Espanha, EUA, França, Japão e Reino Unido. Apelidada de PubMagNet, a série surgiu a partir das informações trocadas em um grupo de jornalistas, analistas e observadores do mercado editorial mundial que existe há mais de dez anos. A rede, que leva o mesmo nome da série, tem como objetivo o intercâmbio de informações, dados e notícias vindos de diversas as partes do mundo e se reúne duas vezes por ano, sempre em outubro, durante a Feira de Frankfurt, e no início do ano, em algum país da Europa. Nesse ano, a reunião aconteceu em Oslo (Noruega). Além do PublishNews, participaram da PubMagNet representantes dos seguintes países: Alemanha (buchreport), China (bookdao), EUA (Publishers Weekly), Espanha (Dosdoce), França (Livres Hebdo), Itália (Informazioni editoriali), Japão (BunkaNews) e Reino Unido (The Bookseller). O Japão encerra a série de matérias PubMagNet de 2018.

[20/02/2018 10:47:00]