O poder da Gente
PublishNews, Leonardo Neto, 06/10/2017
Gente ocupa o 4º lugar do Ranking Geral, mas vendeu 1.115 exemplares a mais do que o 1º colocado. Novo livro de Candice Pascoal, publicado pela casa, é o segundo mais vendido da semana.

Como toda e qualquer lista, a do PublishNews tem algumas lacunas, a gente reconhece. A sua metodologia é clara e transparente, mas há limitações. Uma delas diz respeito ao Ranking das Editoras. A lista leva em conta apenas e tão somente o número de títulos emplacados. Ou seja, pode acontecer de a editora que lidera o ranking ter emplacado mais títulos, mas ter vendido menos exemplares do que outra editora que esteja menos bem-posicionada no ranking. Acontece... A gente reconhece que poderia ser melhor, mas operamos dentro do possível.

Um exemplo claro disso pode ser visto nessa semana. A Editora Gente emplacou sete títulos na semana, o que lhe garantiu o quarto lugar do Ranking Geral das Editoras. Esses sete títulos venderam 15.080 exemplares. O Grupo Companhia das Letras, que encabeça o Ranking, emplacou 17, que juntos, venderam 13.965 exemplares.

Candice Pascoal estreou na lista dos mais vendidos com 'Seu sonho tem futuro' | © Divulgação
Candice Pascoal estreou na lista dos mais vendidos com 'Seu sonho tem futuro' | © Divulgação

Nessa semana a Gente lidera isolada duas das cinco categorias da Lista do PublishNews: a de Ficção, com No colo dos anjos, que vendeu 4.527 exemplares, e a de Negócios, com Seu sonho tem futuro, que acaba de estrear na lista vendendo 4.547 exemplares.

Esses dois, bom que seja dito, aparecem no alto da Lista Geral, ocupando a segunda e a terceira posições. Perderam apenas para Felipe Neto (Coquetel / Ediouro). Quer dizer... se você é daqueles que acha que o “livrão” do youtuber deveria estar fora da lista já que tem cara de revista, os dois títulos da Gente estariam no topo da lista, liderando com folga, já que o terceiro colocado seria – nestas condições – Batalha espiritual (Petra / Ediouro), que vendeu “só” 2.907 exemplares na semana.

Bom ressaltar aqui que o livro do padre Reginaldo Manzotti permanece na primeiríssima posição da Lista Geral Anual de 2017, com 120.938 exemplares vendidos. Por falar no padre, é interessante destacar também que ele acaba de emplacar novo título da lista: Meu primeiro livro da vida de Jesus (Petra / Ediouro), que ocupa a 3ª posição da Lista Infantojuvenil, com 1.266 exemplares vendidos.

Com a ajudinha da Gente, a lista apresentou crescimento de 2% no número de exemplares vendidos. Isso em comparação com a semana passada. Na Lista de Ficção, liderada por um título da editora da família Shinyashiki, o crescimento foi de 25%. A de Não Ficção apresenta aumento de 6% e a de Negócios, de 1%. Autoajuda e Infantojuvenil apresentaram queda de 4% e 11% respectivamente.

A lista nessa semana veio recheadíssima de novidades. São muitas. Só na de Ficção, a campeã de crescimento da semana, foram quatro novos títulos: Ed & Lorraine Warren: lugar sombrio (DarkSide), em 16º lugar; Como se casar com um marquês (Arqueiro / Sextantye), em 17º; No seu pescoço (Companhia das Letras); em 18º, e A dança dos dragões (LeYa), em 19º. Em Não Ficção, as novidades foram: Um olho na bola, outro na cartola (Planeta), na 14ª posição; Por que o Brasil é um país atrasado? (Novo Conceito), na 17ª; A elite do atraso (LeYa), na 18ª; Minhas plantas (Paralela / Grupo Companhia das Letras), na 19ª, e Amor para corajosos (Planeta), na 20ª.

Em Autoajuda, as novidades são: Uma mente curiosa (Citadel), em 9º lugar; Grande promessa do sacratíssimo coração de Jesus (Loyola), no 18º, e Quem tem fé não precisa de sorte (Planeta), no 20º. Encerrando o time de novidades da semana, O único livro que todo empresário precisa ler (Gente), que ocupa a concorrida segunda posição da Lista de Negócios.

[06/10/2017 10:03:00]