Publicidade
Publicidade
Amazon será a quinta maior rede de livrarias dos EUA
PublishNews, Carlo Carrenho, 1º/06/2017
Segundo matéria da Publishers Weekly, a gigante de Seattle termina 2017 entre as cinco maiores redes norte-americanas em número de lojas

Fachada da loja do Columbus Circle em Nova York recentemente inaugurada | © Beatriz Alves
Fachada da loja do Columbus Circle em Nova York recentemente inaugurada | © Beatriz Alves

A Amazon marca presença na edição de hoje do BookExpo Show Daily, revista produzida pela Publishers Weekly e que circula no maior evento do mercado do livro norte-americano, a BookExpo (BEA), que segue com a sua programação até amanhã (02). Logo na capa da revista, o jornalista Jim Milliot assina uma matéria informando que a Amazon será a quinta maior rede de livrarias físicas ainda este ano, se cumprir o plano anunciado de abrir 10 lojas em território americano em 2017. Por isso, achei válido repercutir nesta coluna algumas das informações do artigo.

A gigante de Seattle abriu a primeira loja em 2015, depois outras duas em 2016, e já abriu quatro em 2017, a última no Columbus Circle, no coração de Manhattan e da indústria editorial norte-americana. Com mais seis lojas anunciadas para este ano, a Amazon chegará a 13 lojas, ocupando a quinta posição no ranking dos EUA. A título de comparação, a Publishers Weekly informa que em 1991 havia 11 redes de livraria no país com 13 lojas ou mais, e que ao longo dos anos muitas redes desapareceram, entre elas a Borders.

Capa do BookExpo Show Daily | © Reprodução
Capa do BookExpo Show Daily | © Reprodução

O ranking de redes de livrarias por número de lojas segundo PW ficará assim ao final de 2017:

  1. Barnes & Noble
  2. Books-a-Million
  3. Half Price Books
  4. Book World
  5. Amazon

As livrarias da Amazon têm um conceito bastante diferente e, em minha opinião, estão mais para um site físico, uma materialização de sua própria loja virtual do que outra coisa. Afinal, é preciso usar um app integrado ao e-commerce da Amazon para saber os preços das obras; os livros ficam sempre com a capa à mostra, como no site; e clientes Prime têm descontos semelhantes aos que obtêm online. Ainda assim, é inegável a força e o crescimento da empresa de Jeff Bezos no negócio de livrarias físicas. Jim MIlliot lembra em seu artigo que, continuando nesta pegada, a Amazon em breve assume a terceira posição atrás apenas da Barnes & Noble e Books-a-Million.

Anúncio de página dupla da Amazon na BookExpo Show Daily | Reprodução
Anúncio de página dupla da Amazon na BookExpo Show Daily | Reprodução

Outra coisa que chama a atenção no Show Daily de hoje é um anúncio de página dupla do Amazon Charts, a iniciativa da maior livraria online do mundo de publicar listas semanais dos livros mais vendidos e mais lidos. 

No anúncio, a Amazon parabeniza os agentes, editores e autores dos 20 livros mais lidos de ficção da lista inaugural do Amazon Charts nos EUA. 

Não é comum a Amazon fazer anúncios ou investir em publicidade direcionados à indústria, mas desta vez a gigante de Seattle parece focada em transformar o Amazon Charts em uma referência do mercado. O Amazon Charts, no entanto, ainda não deu as caras no Brasil e a Amazon brasileira possui apenas uma lista de mais vendidos no modelo mais tradicional.

Carlo Carrenho é o fundador e CEO do PublishNews. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente é advisor da Bookwire e da BR75, além de embaixador no Brasil da plataforma de acessibilidade Bookshare. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros.

É co-coordenador do curso MBA Book Publishing, da Casa Educação em São Paulo, depois de coordenar por diversos anos o curso de pós-graduação da FGV-RJ sobre o negócio do livro. Sempre atento aos novos modelos de negócio e às mudanças tecnológicas, Carlo possui um de seus focos na questão dos livros digitais e segue com afinco o que acontece no setor digital no Brasil, tanto que é autor do capítulo brasileiro do livro Global eBook: a report on market trends and developments.

Carlo é paulista, mas vive no Rio de Janeiro. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Suécia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

Tags: Amazon, BEA 2017
[01/06/2017 11:01:00]
Publicidade

Bem-vindo, a casa é sua! É isso mesmo. Pelo terceiro ano consecutivo, o PublishNews marcará presença na Flip com a Casa PublishNews, o ponto de encontro do mercado editorial em Paraty. Sete empresas participam da iniciativa – Bookwitty, Bibliomundi, RR Donnelley, OnDBooks, Metabooks, Sesc-SP Edições e Sesi-SP Editora –, sempre com o objetivo de se aproximar de editores, livreiros e outros profissionais do livro. E, todos os dias do evento, um happy hour especial com cerveja por conta da International Paper ou da RR Donnelley. Além disso, haverá uma programação com 15 mesas de bate-papo que abordarão os mais diversos temas do mercado editorial. Entre e fique à vontade!

Leia também
Carlo Carrenho explica seu ceticismo em relação ao rumor publicado n'O Antagonista
O colunista Carlo Carrenho compara os resultados de 2016 das duas maiores pesquisas do mercado brasileiro de livros
Carlo Carrenho compartilha dados do Global eBook Report sobre o Brasil
Carlo Carrenho compartilha uma imagem​ que aborda a importância dos livros e reflete o momento do país
Carlo Carrenho defende que marketing e editorial deviam ser uma coisa só
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em sua coluna, Paulo Tedesco fala sobre a memória e os novos jeitos de poder preservá-la
Carlo Carrenho explica seu ceticismo em relação ao rumor publicado n'O Antagonista
Toda semana você confere nova uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Para Paulo Tedesco, 'não existe milagre nessa retomada do ambiente físico de vendas de livros, o que existe é inteligência e compreensão do que o leitor procura'
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
A má literatura só reforça os estereótipos: os caras maus são terríveis, os bons são maravilhosos, os heróis são gigantes, os covardes são grandes covardes.
Amós Oz
Escritor israelense
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar