A revolução dos números
PublishNews, Leonardo Neto, 10/02/2017
Em semana de queda de 8% nas vendas, George Orwell ganha destaque, com duas obras - 'A revolução dos bichos' e '1984' -, na lista de mais vendidos

Considerando que esta é a primeira lista efetivamente do mês de fevereiro, o mês começou bem para o filósofo e educador Mario Sergio Cortella. Ele ficou na segunda posição da lista Geral dos mais vendidos do PublishNews, com 3.183 cópias vendidas do seu livro Por que fazemos o que fazemos? (Planeta). Perdeu apenas para o até então imbatível O homem mais inteligente da história (Sextante), de Augusto Cury, que vendeu 4.792 exemplares na semana. Quatro vidas de um cachorro (HarperCollins), que na semana passada estava na segunda posição, aparece no terceiro lugar da lista Geral, com 2.503 exemplares comercializados.

George Orwell ganha destaque na lista desta semana ao ter duas de suas obras na lista | © BBC / WikiCommons
George Orwell ganha destaque na lista desta semana ao ter duas de suas obras na lista | © BBC / WikiCommons
Na comparação com a semana anterior, houve uma queda geral de 8% nos números de exemplares vendidos. No entanto, destaca um aumento de 13% na lista de Ficção, na qual chama a atenção a escalada de A revolução dos bichos (Companhia das Letras), de George Orwell, que fechou a semana em quarto lugar ao vender 1.383 exemplares. 1984 (Companhia das Letras), do mesmo autor, ficou na 9º posição, com 1.007 exemplares vendidos na semana. Nos EUA, uma semana e meia depois da posse de Donald Trump, 1984 teve um boom de vendas e alcançou o topo de algumas listas de mais vendidos no País. No livro, Winston vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado onde ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel.

Outro destaque da lista de ficção da semana foi a chegada de A montanha mágica (Companhia das Letras), de Thomas Mann, que estreou na lista na 20ª posição ao vender 501 exemplares.

Em Não Ficção, o destaque vai para eles novamente: os livros de colorir. Floresta dos sonhos (Universo dos Livros), que andava meio sumido das listas, surpreendeu ao aparecer na segunda posição, com 1.504 exemplares vendidos. Em sua companhia, um estreante. Viagem pelo mundo para colorir, também da Universo, aparece pela primeira vez na lista na sétima posição, com cravados mil exemplares vendidos. A edição de 2017 do Vade Mecum (Saraiva – 14º lugar, com 658 exemplares vendidos) e Mindset – a nova psicologia do sucesso (Objetiva – 18º / 340) também apareceram na lista de Não Ficção pela primeira vez nessa semana.

As outras estreias da semana foram: Gotas de sabedoria para a vida (United Press / Hagnos), em Autoajuda e O poder da verdade (Clio) em Negócios.

O ranking das editoras continua liderado pela Sextante, que emplacou 20 títulos. O Grupo Companhia das Letras, que na semana passada apareceu em terceiro lugar, subiu no ranking e fechou a semana na segunda posição, com 14 títulos, e Intrínseca, que estava em segundo, caiu para a terceira posição, com 10 títulos.

[10/02/2017 10:41:17]