Sharjah será o convidado de honra na Bienal do Livro de SP de 2018
PublishNews, Leonardo Neto, 24/10/2016
O acordo que viabilizará a homenagem foi assinado durante a Feira do Livro de Frankfurt

Sheikha Bodour Bint Sultan Al Qasimi e o sheikh Sultan Bin Muhammad Al Qasimi ao lado de representantes da CBL e da EPA, durante a cerimônia que oficializou Sharjah como país homenageado da Bienal de 2018 © Divulgação
Sheikha Bodour Bint Sultan Al Qasimi e o sheikh Sultan Bin Muhammad Al Qasimi ao lado de representantes da CBL e da EPA, durante a cerimônia que oficializou Sharjah como país homenageado da Bienal de 2018 © Divulgação

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Emirates Publishers Association (EPA) aproveitaram a Feira do Livro de Frankfurt, que acabou no último domingo, para assinar um acordo que colocará Sharjah como o país homenageado da 25ª edição da Bienal Internacional de São Paulo, em 2018. A aproximação entre os mercados editoriais dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e do Brasil começou na Feira do Livro de Londres de 2015, quando os EAU estabeleceram o Brasil como um mercado estratégico para a sua indústria editorial. Estima-se que o Brasil hoje tenha uma comunidade árabe de 12 milhões de pessoas entre emigrados e seus descendentes.

Na última edição da Bienal, que aconteceu entre agosto e setembro, a EPA mandou ao Brasil uma delegação de editores capitaneada pela sheikha Bodour Bint Sultan Al Qasimi, que esteve, ao lado do sheikh Sultan Bin Muhammad Al Qasimi, membro do conselho supremo dos EAU e governante de Sharja, na assinatura do convênio no fim da semana passada, em Frankfurt.

Esta não é a primeira vez que a Bienal dá espaço a um país de honra. Em edições anteriores, a Bienal teve Japão, Portugal e Espanha como homenageados. “É muito importante para a CBL retomar as homenagens a países na Bienal. Essa retomada, de tão especial, teria obrigatoriamente que ser com um convidado que por si só desperte em nossos editores e leitores brasileiros fascínio e encantamento. Encontramos tudo isso no Emirado de Sharjah que seguramente trará para São Paulo muito de uma cultura diferente da nossa mas que exerceu, por meio de seus imigrantes, enorme influência na nossa própria formação cultural”, comentou Luís Antonio Torelli, presidente da CBL.

O acordo rendeu ainda um convite para a CBL visitar a Feira Internacional do Livro de Sharjah, principal do setor no Mundo Árabe e que acontece entre os dias 2 e 12 de novembro deste ano. Com 1.5 milhões de livros expostos, 902 editoras Internacionais, 645 Editoras Árabes, e 1.547 expositores de 64 países, a feira recebe mais de um 1,2 milhão de visitantes. “A homenagem a Sharjah começa agora. A meta é aproximar nossos autores e leitores, fortalecer o relacionamento entre nossos mercados editoriais culminando com uma grande apresentação na Bienal Internacional do Livro de São Paulo de 2018” disse Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, gerente de Relações Internacionais e quem representará a câmara no evento.

[24/10/2016 08:41:00]