Bienal de SP chega ao fim com 684 mil visitantes
PublishNews, Redação, 05/09/2016
CBL e editores fazem balanço positivo do evento que acabou no último domingo

Com um público de 684 mil visitantes, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo chegou ao fim neste domingo. Para Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), que realiza o evento, os objetivos foram alcançados, apesar de não ter batido a meta de público que era de 700 mil visitantes. “Priorizamos a melhoria da experiência do visitante, realizando uma Bienal mais confortável, por exemplo, com retirada de senhas online para as sessões de autógrafos, ruas mais largas e aumento das praças de alimentação. Trouxemos também uma extensa programação multicultural que agradou aos diferentes tipos de leitores. Para os nossos expositores e patrocinadores, mostramos novamente a importância do evento como vitrine para suas marcas e produtos, atingindo diretamente o consumidor final”, destacou.

Bienal de SP chega ao fim com 684 mil visitantes | © Divulgação
Bienal de SP chega ao fim com 684 mil visitantes | © Divulgação

Para Bruno Zolotar, diretor de Marketing do Grupo Editorial Record, a Bienal é o momento em que as editoras podem estreitar o contato direto com o leitor. “Pelo feedback dos nossos clientes, entendemos o que deu certo ou não, em nossa estratégia de marketing. Para nós, essa troca é muito importante. Nesta edição, notamos que o público da Bienal foi mais assertivo na compra de livros. Mesmo em um ano de crise, o saldo foi positivo”.

Parceiro da CBL já de longa data, na Bienal do Livro, o Sesc São Paulo vem contribuindo com a programação cultural por meio da curadoria do Salão de Ideias, do Auditório Edições Sesc e dos Espaços BiblioSesc. Segundo Marcos Lepíscopo, gerente das Edições Sesc, “conseguimos levar um pouco do que o Sesc já faz nas suas unidades para os visitantes da Bienal do Livro e o público respondeu muito bem à programação. Esses dez dias foram muito satisfatórios em termos de visitantes e do ponto de vista de venda de nossos produtos editoriais”.

Para Eduardo Saron, diretor do Itáu Cultural – também curador do Salão de Ideias e apoiador cultural do evento – a Bienal do Livro consegue juntar negócios e cultura em um mesmo lugar. “O projeto da Bienal do Livro se reafirma como uma das ações mais estratégicas da arte e da cultura no Brasil. Na medida em que consegue unir as atividades artísticas, por meio de várias atrações, com a economia da cultura, ao trazer o que há de mais potente no mercado editorial brasileiro. Nesse sentido, o Itaú e o Itaú Cultural se sentem orgulhosos com essa parceria.”, afirma Saron.

Bienal em números

Investimento de R$ 34 milhões, mesmo valor de 2014

1.300 horas de programação

Expositores: 280, sendo 650 selos e 35 com países representados: Alemanha, China, Portugal, Japão e Itália.

28 editores / escritores independentes na Travessa Literária

388 atrações: 370 autores nacionais e 18 autores internacionais

75 mil m² de área total

40 ônibus gratuitos dos terminais Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda

118 mil alunos de 1.710 mil escolas

13 espaços culturais:

Cozinhando com Palavras: 49 apresentações e 53 convidados

Arena Cultural: 30 mesas e 49 convidados

Salão de Ideias: 39 mesas e 97 convidados

Estande da Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa – o espaço de 120m² apresentou uma amostra da exposição Menas - o certo do errado e o errado do certo, do Museu da Língua Portuguesa, de 2010

Bibliosesc (Praça da Palavra e Praça da História): Cerca de 86 apresentações e 272 convidados

Auditório Edições Sesc São Paulo: 21 atividades e 52 convidados

Espaço Oficial Infantil – Mauricio de Sousa BIC: 500 m² com diversas atrações durante todo o período do evento

Espaço Ignácio de Loyola Brandão: 6 mesas e 16 convidados

Espaço Cordel e Repente: 85 atrações e 40 convidados

Arena de Autógrafos: 42 atrações

Espaço de Autógrafos 1 – Sergio Machado - 24 atrações

Espaço de Autógrafos 2 – Jair Canizela – 14 atrações

[05/09/2016 11:05:00]