Paulo Paim apresenta relatório do PL da Plano Nacional de Leitura e Escrita
PublishNews, Leonardo Neto, 13/07/2016
Assim que aprovado, relatório segue para a Câmara dos Deputados

O senador Paulo Paim (PT/RS) entregou ontem o relatório do Projeto de Lei (PL) 212 / 2016, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) como estratégia para promover o livro, a leitura, a escrita, a literatura e as bibliotecas de acesso público no Brasil. Em maio passado, o projeto foi apresentado por José Castilho Marques Neto, então secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), à senadora Fátima Bezerra (PT/RN) que o encaminhou à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde tem decisão terminativa, ou seja, assim que o relatório de Paim for aprovado pela CE, segue para a Câmara dos Deputados – sem ter que passar pelo Plenário do Senado. Caso haja alguma alteração na sua tramitação na Câmara dos Deputados, o projeto retorna para o Senado onde será finalizado e enviado para a sanção presidencial.

Paulo Paim apresenta relatório do PL da Plano Nacional de Leitura e Escrita | © Waldemir Barreto / Ag. Senado
Paulo Paim apresenta relatório do PL da Plano Nacional de Leitura e Escrita | © Waldemir Barreto / Ag. Senado

No relatório, Paim, depois de analisar cada um dos sete artigos do PL, diz que “o Brasil não pode prescindir de uma política que fortaleça mecanismos institucionais de incentivo à leitura e à escrita” e que “ações voltadas para a ampliação da oferta de livros, instalação de bibliotecas e centros culturais correlatos, entre outras medidas, são essenciais para que os benefícios da leitura sejam consolidados”.

Uma única alteração foi recomendada pelo relator. O PL, como foi apresentado pela senadora Bezerra, recomendava um prazo de quatro anos para a vigência dos Planos Nacionais de Livro e Leitura (PNLL) elaborados a partir das diretrizes do PNLE. O senador petista propõe que esse prazo seja de dez anos. “A abrangência dos quatro eixos estruturantes dos Planos – democratização do acesso à leitura; formação de mediadores de leitura; valor simbólico da leitura; incentivo à economia do livro – requer um grau de articulação e entendimento entre o setor público, setor privado e terceiro setor que implicam em ações estratégicas de longa duração para ter eficácia em pactos dessa natureza”, justifica.

O relatório do senador Paim pode ser acessado clicando aqui.

[13/07/2016 09:30:07]