Flip divulga programação oficial de 2016
PublishNews, Monique Sampaio, 03/05/2016
A crise econômica não afetou fortemente a Festa Literária mais importante do Brasil

A 14ª edição da Festa Literária de Paraty (Flip – 29/06 a 03/07) divulgou, na manhã da última terça-feira (03), a programação oficial para 2016. De acordo com o curador do evento, Paulo Werneck, a Flip buscou abranger conteúdos de diversas áreas buscando cada vez mais a diversidade temática. Como esse ano a homenageada será a poeta Ana Cristina César, a série de mesas será aberta pelo debate entre as três poetas contemporâneas Annita Costa Malufe, Laura Liuzzi e Marília Garcia.

O jornalismo também será homenageado na mesa Cidades refletidas, que contará com a presença de Caco Barcellos e do repórter policial inglês Misha Glenny. Além disso, arquitetura, sexo e ciência também serão temas de debates, nos quais já há a confirmação de nomes ilustres como o da cientista Suzana Herculano-Houzel, renomada internacionalmente por sua pesquisa a respeito do cérebro humano.

Repórter policial inglês Misha Glenny é um dos destaques da programação da Flip 2016 | © Ivan Gouveia
Repórter policial inglês Misha Glenny é um dos destaques da programação da Flip 2016 | © Ivan Gouveia

No último dia, no manifesto de apoio a Síria, a Flip trará Abud Said autor refugiado sírio e a jornalista Patrícia Campos Mello que está escrevendo um livro sobre o cotidiano dos sírios durante a guerra na qual vivem.

Crise econômica

Na entrevista coletiva concedida ontem, Mauro Munhoz, diretor da Casa Azul, declarou que as verbas diminuíram em torno de R$ 500 mil mas que, com políticas de corte de gastos, os problemas que se sequenciaram a partir disso foram solvidos de forma orgânica. Ele destacou, por exemplo, que a nova parceira com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) possibilitou a realização das exposições da Flip não serem mais na Casa de Cultura, deixando o espaço livre para a realização da Flipinha, o que gerou economias consideráveis na medida em que a tenda para os eventos infantis não sejam mais necessárias.

Ator e autor Lázaro Ramos abre a programação da Flipinha | © Jorge Bispo
Ator e autor Lázaro Ramos abre a programação da Flipinha | © Jorge Bispo

Flipinha

Por falar na Flipinha, Lazaro Ramos, que lançou no fim do ano passado o livro infantil O caderno de rimas do João, pela Pallas, abre, ao lado do grupo Palavra Cantada, Angela-Lago e Ernani Ssó, a programação do braço infantil da Flip, no dia 30 de junho, a partir das 9h. Completam a programação da Flipinha, nomes como Celso Sisto, Selma Maria, Alexandre de Castro Gomes e Eliane Potiguara. Clique aqui para conferir a programação completa da Flipinha.

Tags: Flip 2016
[04/05/2016 09:44:34]