A imagem da marca – um fenômeno social (Edições Rosari, 166 pp., R$ 30 – Trad. Osvaldo Antonio Rosiano), de Joan Costa, faz uma análise da marca sob a perspectiva do design. O livro retrata a importância da marca bem instalada no imaginário social, partindo das origens da marca comercial na Antigüidade. Também revê as transformações sofridas na Idade Média, passando pela liberdade de mercado do século XVII, pela Bauhaus e seu quarto e último renascer na nossa era da comunicação, do design e da economia. A publicação aponta que uma marca é uma moeda de duas caras, ou um signo duplo. Joan Costa aborda, pela primeira vez, a fenomenologia da marca sob a perspectiva do design, da sociologia e da estratégia da comunicação. A obra faz parte da coleção Fundamentos do design que é uma proposta da Edições Rosari para colocar idéias que esclareçam e discutam o atual estágio do design gráfico com a publicação de textos que enfoquem os fundamentos da atividade que, embora existente há mais de 500 anos, ainda é uma profissão adolescente em todas as partes do mundo.