Na pele de Lázaro Ramos
PublishNews, Leonardo Neto, 14/07/2017
Livro de ator global chega à lista mexendo no topo do ranking geral da semana

'Na minha pele', de Lazaro Ramos, estreia na lista dos mais vendidos | © Facebook da editora
'Na minha pele', de Lazaro Ramos, estreia na lista dos mais vendidos | © Facebook da editora

Ações afirmativas, discussão de gênero, empoderamento, afetividade e combate à discriminação se tornaram palavras de ordem para quem milita em favor dos direitos humanos. Lázaro Ramos debate cada um desses assuntos em seu novo livro Na minha pele (Objetiva / Companhia das Letras), que acaba de ser lançado e chega bravamente ao terceiro lugar da Lista Geral dos Mais Vendidos do PublishNews, com 2.883 cópias vendidas já na primeira semana de livrarias. O sucesso desbancou O poder da ação (Gente), de Paulo Vieira, que vinha se mantendo na terceira posição da lista. Batalha espiritual (Petra / Ediouro) continua no topo da lista da semana, com 3.785 exemplares vendidos – e no da anual, com 91.525. O mundo de Larissa Manoela (HarperCollins) permanece na segunda posição, com 3.388.

Reedição do livro de Ofélia Liberato figura entre os mais vendidos na categoria Não Ficção | © Divulgação
Reedição do livro de Ofélia Liberato figura entre os mais vendidos na categoria Não Ficção | © Divulgação

As vendas de Na minha pele ajudaram a impulsionar os números da lista de Não Ficção, que fechou a semana com aumento de 5% nos números gerais de venda. Isso numa semana de estabilidade. Em comparação com a passada, os números apresentaram um discreto aumento de 1%. Por falar em Não Ficção, a lista ganhou outro reforço nessa semana. É que a Melhoramentos relançou o clássico A cozinha maravilhosa de Ofélia, de Ofélia Anunciato, a Julia Child brasileira. O livro chega à lista na 18ª posição, com 321 exemplares vendidos.

Outra lista que nadou contra a maré e teve números positivos na semana foi a Infantojuvenil, cujas vendas cresceram 10% na comparação com a semana passada. Na lista, além de O mundo de Larissa Manoela, que ocupa a primeira posição, chama a atenção a subida de Você sabia? (Outro Planeta / Planeta), que fechou a semana na terceira posição, com 1.234 cópias vendidas. Na semana passada estava na 13ª, com 499.

O time de novidades da semana fica completo com A escada para o triunfo (Citadel) e Transformando sofrimento em alegria (Sextante), em Autoajuda e Uma noite inesquecível (Arqueiro), em Ficção.

Dois pra lá, dois pra cá

O topo Ranking Geral das Editoras continua sendo ocupado pela Sextante, que emplacou 19 títulos nessa semana. O Grupo Companhia das Letras e a Intrínseca, que estavam empatados na semana passada com 12 títulos cada, se desgrudaram. O Companhia das Letras avençou um pouco, emplacando 14 títulos, dois a mais do que na semana passada. Isso lhe garantiu a segunda posição. Harmonicamente, a Intrínseca recuou duas casas, emplacou dez títulos e fecha a semana na terceira posição.

Na corrida pelo Prêmio Avena PublishNews de Editora do Ano, a Sextante continua na frente, com 59 títulos. Treze títulos à frente das segundas colocadas: Grupo Companhia das Letras e Intrínseca, que aparecem com 46 títulos cada.

[14/07/2017 11:15:00]