Finlândia, muito cool: Um enorme sucesso, em Frankfurt
PublishNews, Pasi Loman*, 24/10/2014
A Finlândia teve um sucesso surpreendente como país Convidado de Honra na Feira do Livro de Frankfurt, conseguindo mais de 7.500 artigos na mídia e numerosos contratos de direitos

Juergen Boos, o CEO da Feira do Livro de Frankfurt, contou a Helsingin Sanomat, o maior jornal da Finlândia, que nenhum outro país Convidado de Honra tinha recebido tanta atenção da mídia quanto a Finlândia recebeu este ano. E as estatísticas confirmam esta afirmação. Houve mais de 7.500 clippings de notícias sobre a Finlândia e os autores finlandeses relacionados com a Feira do Livro de Frankfurt 2014, e isso só contando o que saiu na Alemanha. O recorde anterior era de 5.400 da Argentina. E o que deixou Jan Böhler, da empresa de pesquisa de mídia WBCO, especialmente impressionado é o fato de que quase toda a atenção que o programa do país - apelidado de Finland. Cool. - recebeu foi positivo.

Toda esta atenção positiva também levou a um aumento significativo no número de contratos para traduções estrangeiras de autores finlandeses. Parece ter ocorrido até uma abertura no mercado mais difícil, os EUA, com vários autores finlandeses assinando contratos com editoras norte-americanas. Isso inclui Rosa Liksom (Compartment No. 6), Katja Kettu (Midwife) e Jari Järvelä (The girl and the bomb), para citar apenas três.

A própria Alemanha viu mais de cem livros finlandeses traduzidos para o alemão neste ano. Os leitores alemães agora podem desfrutar de autores contemporâneos best-sellers como Riikka Pulkkinen (True) e de clássicos com novas traduções de autores como Mika Waltari (The egyptian). A literatura finlandesa também está encontrando sucesso em mercados mais distantes. Nos dias anteriores e durante a Feira do Livro de Frankfurt, muitos autores finlandeses fecharam acordos com várias editoras brasileiras. Foi o caso de Mauri Kunnas, Tove Jansson e Matti Rönkä, por exemplo. E, claro, houve novos contratos em muitos outros países também.

Como visitante à feira pela quarta vez, o que me assombrou este ano foi que todos os eventos com autores finlandeses estavam cheios. Na maioria dos casos era difícil ou impossível encontrar um lugar para sentar, especialmente no Pavillion, cujo design também pareceu agradar a todos. E isso foi com todos os autores convidados, não só nomes conhecidos como Sofi Orksanen ou Rosa Liksom. Com prazer, também vi filas de leitores alemães esperando por autógrafos de autores de literatura infantil, como Timo Parvela e a lenda finlandesa Mauri Kunnas. Até as várias festas finlandesas foram eventos animados, apesar de que os finlandeses não são conhecidos como bons conversadores.

O sucesso da Finlândia na Feira do Livro de Frankfurt não foi nenhuma surpresa. Anja Saile, uma agente literária alemã falou: “Nós (agentes, editores e leitores alemães) todos sabíamos antecipadamente que vocês lá no norte passam seus longos invernos lendo e escrevendo, então é natural que tenham ótimos autores. Então os alemães estavam prontos para receber grandes histórias da Finlândia, a demanda já estava pronta, só precisávamos de mais oferta.”

Vikings of Brazil, uma agência literária que tem um forte foco na literatura finlandesa e escandinava, gostaria de aproveitar esta oportunidade para congratular e agradecer a FILI e a FBF por um programa de Convidado de Honra bem organizado, que sem dúvida vai ajudar a promover a literatura finlandesa, não apenas na Alemanha, mas em todo o mundo.

Também gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para lembrar as editoras internacionais que devem usar os muitos programas de apoio que a FILI oferece, como bolsas de tradução, de produção (para livros ilustrados) e de viagem para autores visitarem países estrangeiros para participarem de lançamentos de livros, feiras, etc. Espero que seu próximo best-seller venha da Finlândia. Isso seria “cool”.

*Pasi Loman é fundador da agência literária Vikings of Brazil, especializada em autores nórdicos

[24/10/2014 01:00:00]