Satisfação garantida E seu dinheiro de volta
PublishNews, Leonardo Neto, 01/10/2014
Portal de cupons de descontos e cashback mira no setor livreiro

Um novo jeito de fidelizar clientes, é o que propõe o Méliuz, portal de cupons de descontos on-line e gratuitos. Com boa penetração no mercado livreiro (a plataforma de benefícios é usada pelo e-commerce da Saraiva, do Submarino e da Fnac), o Méliuz repassou, só em 2014, R$ 15 milhões por meio de cupons de descontos e cashback a seus mais de 300 mil usuários. Funciona assim: o Méliuz permite que os usuários acumulem parte do valor gasto na compra, que pode ser resgatado diretamente na conta bancária do cliente. A plataforma funciona, então, como uma alternativa aos programas de fidelização tradicionais, nos quais os usuários precisam acumular muitos pontos – que têm data de validade – e muitas vezes não conseguem trocar por nada relevante. A Saraiva, por exemplo, estipulou que 2% do que é gasto pelos usuários do Méliuz em seu e-commerce voltam para o cliente. Na Fnac, o retorno é de 3,5%. Para Israel Salmen, CEO e fundador do Méliuz, o mercado livreiro tem forte impacto na plataforma. “ A venda de livros pela internet é muito forte no Brasil. Esse volume de vendas impacta diretamente em nossa plataforma, visto que as tendências do e-commerce nacional refletem no Méliuz”, comentou ao PublishNews. Salmen disse, no entanto, que não consegue precisar qual a participação das compras de livros no total de benefícios gerados aos usuários da plataforma. “Não conseguimos saber o que os nossos clientes compraram nas lojas parceiras, mas, utilizando os próprios dados do e-commerce nacional, acreditamos que a comercialização de livros representa cerca de 9% do total de vendas, o que é um montante significativo”. E o Méliuz quer ampliar o número de livrarias parceiras. “Estamos sempre em busca de novas parcerias e, com certeza, esse setor tem uma atenção especial. Queremos que o número de pessoas utilizando o Méliuz e confiando em nossos serviços cresça rápido e sabemos o setor de livros é uma área de fácil acesso, já que o ticket médio de cada compra é baixo e a recorrência do cliente é maior do que o normal. Oferecendo bons descontos e cashback deixamos esse mercado ainda mais acessível para os consumidores”, defende o CEO. Livreiros interessados em se tornar parceiro do Méliuz devem entrar em contato via site e escolher a opção "Quero minha loja listada no Méliuz".

[01/10/2014 00:00:00]