Editora inova e vende e-book
PublishNews, Maria Fernanda Rodrigues, 03/03/2011
Ciência Moderna já tem 28 e-books em seu site; até o fim do ano acervo deve chegar a 200 títulos

Enquanto alguns hesitam, outros vão lá e botam a mão na massa. Nesta semana, a editora Ciência Moderna colocou no ar, em seu próprio site, seus primeiros 28 e-books. Até o fim do ano, espera ter 200 títulos de um catálogo de mil obras. Com isso, ela se torna a primeira editora brasileira a vender e distribuir livro digital sem precisar da mediação de uma livraria ou de uma distribuidora.

A decisão pela autonomia foi explicada pelo gerente George Meireles como uma marca da editora. “Somos uma das poucas editoras com gráfica própria e desenvolvemos todos os processos internamente”.

Os títulos estão disponíveis em pdf e é nesse formato que a editora, especializada em livros técnicos e científicos, vai trabalhar. Um livro com poucas imagens e tabelas será editado também em ePub em uma segunda etapa.

Por enquanto os e-books estão à venda apenas no site da editora. “Vamos ter nosso agregador e com isso teremos condição de colocar os arquivos em qualquer livraria gerenciando toda a movimentação através do nosso servidor”, disse o gerente.

O DRM é da Adobe e o retorno do investimento é a longo prazo. “Nossa perspectiva é a demanda para o nosso tipo de produto virá em três ou quatro anos”. Os e-books estão cerca de 30% mais baratos do que suas versões impressas.

[03/03/2011 00:00:00]