Grandes editoras optam por representação comercial
PublishNews, Leonardo Neto, 12/02/2015
Ediouro e LeYa optam por representação comercial para chegar às grandes redes

A ideia inicial da Canal dos Livros era literalmente abrir canais de pequenas editoras nas grandes redes de livrarias. Mas para a surpresa de Edu Sant´Anna e de Ivonei Bonato, os fundadores da empresa de representação comercial, as grandes também vieram. É que eles estão trabalhando agora com a Ediouro e com a LeYa. Edu, com 20 anos de experiência na indústria do livro, e Ivonei, com dez, conquistaram uma boa rede de relacionamento nas grandes varejistas e é essa expertise que eles oferecem a sua cartela de clientes que tem hoje pouco mais de uma dúzia de editoras – além de Ediouro e LeYa, estão casas como Veneta, Edições de Janeiro, Realejo e a novíssima Poetisa. “Com a nossa experiência, conseguimos encurtar a distância entre os editores e uma Fnac ou uma Saraiva, por exemplo”, explicou Ivonei. Ele disse que gosta de desafios. Quando as editoras maiores os procuraram, conta que perguntou: “onde os livros de vocês estão indo mal?”. E é nesses varejistas que eles focam seu trabalho. Da Ediouro, por exemplo, a Canal dos Livros é representante na Saraiva, Fnac e Cultura. Já para a LeYa, eles atuam especificamente na rede Nobel, Leitura, Hudson News e Super News.

Apesar da chegada de grandes casas, o foco continua sendo nas pequenas, como a Veneta, de Rogério de Campos. “Com o nosso trabalho, ajudamos a Veneta sair de um faturamento de R$ 4 mil para R$ 200 mil em poucos meses”, comemorou Edu. Apesar de não revelar os números, o aumento no faturamento é confirmado por Rogério. “Nosso faturamento em seis meses cresceu mais de 15 vezes. Claro que somos uma editora muito nova e por isso partimos de um catálogo muito pequeno que tem crescido, mas os caras têm feito um bom trabalho”, atestou o diretor editorial da casa. Na opinião de Rogério, o serviço faz sentido para casas pequenas e muito novas. “Para nós foi ótimo, porque a gente tem características muito particulares. Somos muito novos para ter uma estrutura comercial própria. A outra opção seria colocar um cara mais júnior e acabaria saindo mais caro pra gente”, disse ao PublishNews.

No entanto, Rogério observa que sente falta que os representantes atuem em pequenas livrarias também. “Eles trabalham só o filé mignon, sempre pego no pé deles por causa disso”, disse. A filosofia da empresa, de acordo com Edu, é fazer tiros mais certeiros mesmo. “A nossa ideia é fazer as editoras crescerem com o pé no chão. Não acreditamos que a pulverização do livro seja a opção mais viável. Essa é uma ideia antiga. O risco é alto, o frete é caro”, observou Edu. Na equipe de Edu e Ivonei está Andréa Boragini, que atua como parceira da Canal dos Livros

[12/02/2015 01:00:00]