A vez e a voz dos meninos
PublishNews, Leonardo Neto, 22/10/2014
Editoras apostam em blogueiros e vlogueiros do sexo masculino

Que blogueiras conseguem fazer maior sucesso escrevendo livros, todo mundo já sabe. Prova disso está na lista Nielsen PublishNews – na de setembro, divulgada ontem, só Paula Pimenta e Bruna Vieira emplacaram sete títulos. Mas o fenômeno não é exclusividade das meninas. Editoras começam a apostar no gênero masculino. A Gutenberg prepara para os próximos dias o lançamento do livro Faça amor, não faça jogo, de Ique Carvalho, autor do blog The love code. Na pré-venda na Saraiva, o livro saiu feito pão quentinho, com mais de mil exemplares vendidos em cinco dias. Ique conta que, quando começou a escrever o blog, perguntaram se era um jeito de pegar mulher e ele respondeu que não, era um blog sobre a vida e o amor. “Em novembro de 2013, o blog viralizou. Em poucos dias, recebi 1.239 pedidos de casamento. Muitos homens disseram: ‘meu deus! Você vai pegar mulher demais’”, conta em um dos seus posts. Mas os planos de Ique foram outros e ele resolveu bater na porta de editoras e foi a Gutenberg que o recebeu. “Fui até o quarto do meu pai e disse: ‘pai, será que envio esse e-mail para a editora? É o nosso sonho, né?’ Então enviei. No mesmo dia, a Alessandra [Gelman Ruiz, editora da casa] me respondeu”, lembra o blogueiro.

A conversa começou em junho passado, quando Alessandra estava saindo de férias. Segundo o blogueiro, a editora pediu que esperasse o seu retorno e aí fechariam detalhes da publicação. “Em agosto, uma das maiores editoras do país me procurou e eu disse: ‘você pode mandar a sua proposta, mas estou aguardando a resposta de outra editora para fechar’. Então, eles me ofereceram mais de R$ 20 mil em adiantamento. A Alessandra voltou das férias e disse: ‘Ique, não posso te oferecer o mundo e nem o adiantamento, mas posso te garantir que vou dedicar a minha vida e o meu amor nesse livro com você’. Então, liguei para a outra editora e disse: ‘obrigado pela proposta, mas vou fechar com a outra editora’”, conta o blogueiro. O sonho agora se torna realidade e o livro de Ique já tem data de lançamento. O evento acontece no dia 8 de novembro, às 15h, na Fnac do BH Shopping (Rodovia BR-356, 3049 – Belvedere – Belo Horizonte-MG).

Outra editora que começa a apostar na rapaziada é a Novo Conceito. A editora acaba de fechar com Christian Figueiredo, do canal Eu fico louco no YouTube, que tem mais de 1,2 milhões de assinantes e com Rafael Moreira, do canal Me Apaixonei, com quase 70 mil seguidores. Os planos da Novo Conceito para Christian é transformar seus vídeos, sempre bem humorados, em crônicas, além de reunir outras inéditas, integrando as duas mídias – o livro chamando para os vídeos e os vídeos remetendo ao livro. Já Rafael, que já foi eleito “colírio” pela revista Capricho, tem outra pegada. Apesar da pouca idade (ele tem 17 anos), ele é um dos ícones do movimento Eu escolhi esperar, que prega a preservação sexual até o casamento. O livro deve seguir essa linha. A previsão é que os dois títulos saiam no início de 2015.

[22/10/2014 01:00:00]