Os planos da portuguesa Chiado para o Brasil
PublishNews, Leonardo Neto, 03/07/2014
A editora vai abrir escritório em São Paulo em setembro

A Chiado Editora, portuguesa com certeza, é, por assim dizer, uma novata com mania de grandeza. Com pouco mais de quatro anos de história, bate no peito e diz no seu site que “revolucionou o mercado do livro em língua portuguesa, editando mais de 700 títulos por ano”. E mais, é uma editora global, com braços na Alemanha, Angola, Cabo-Verde, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, EUA, Irlanda e Reino Unido e, a partir de setembro, Brasil. É que a Chiado promete abrir um escritório em São Paulo e já está contratando dois editores brasileiros. A primeira fase de operações no mercado brasileiro foi feito a distância, conduzido a partir do escritório de Lisboa, contou Gonçalo Martins, CEO da editora. “Verificamos já um crescimento muitíssimo sólido do nosso volume de publicação no Brasil, que é já o nosso segundo mercado. Temos um objetivo muito claro: ser a maior editora de autores brasileiros contemporâneos dentro de dois anos”, contou ao PublishNews. E em termos de volume, Gonçalo promete colocar no mercado brasileiro 500 novos títulos no primeiro ano de atuação da editora por aqui. O escritório de São Paulo, que ainda não tem equipe 100% definida, terá departamentos editorial, comercial e de comunicação. O grosso da distribuição será feita, a princípio, pela própria Chiado, mas Gonçalo conta que já tem parcerias com algumas distribuidoras locais e contratos já em funcionamento com as redes Saraiva e Cultura. No âmbito digital, a editora está em fase de escolha e contratação de um distribuidor digital.

[03/07/2014 00:00:00]